O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, classificou como “vergonhosa” a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação às eleições fraudulentas na Venezuela, que reelegeram ilegalmente Nicolás Maduro. O nicaraguense fez as declarações nesta segunda-feira, 26, em uma videoconferência da Aliança Bolivariana para os Povos da América.
“A postura de Lula é vergonhosa, ele está alinhado aos interesses dos Estados Unidos”, disse Ortega.
O ditador nicaraguense também mencionou escândalos de corrupção e as investigações da Operação Lava Jato. Ele questionou a credibilidade dos governos petistas.
O líder nicaraguense também criticou o presidente colombiano, Gustavo Petro, sugerindo que ele compete com Lula para representar interesses norte-americanos na América Latina.
Como foi a postura de Lula, criticada por ditador da Nicarágua
A fraude nas eleições da Venezuela, que ocorreram em 28 de julho, escandalizaram a oposição e a comunidade internacional. Observadores independentes confirmaram uma vitória esmagadora de Edmundo González, da oposição, que obteve quase 70% dos votos.
Diante disso, os Estados Unidos, a União Europeia, dez países da América Latina e a Organização dos Estados Americanos assinaram um documento, na última semana, no qual rejeitam a reeleição do ditador.
Lula, no entanto, decidiu não colaborar com o comunicado por “discordar do texto”.