O ditador chinês Xi Jinping assinou uma ordem presidencial na sexta-feira, 15, para conceder medalhas nacionais e títulos honorários a 15 indivíduos. A ação celebra o 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
A decisão foi adotada depois da votação do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, a principal legislatura do país, durante uma reunião na manhã do mesmo dia.
Entre os homenageados, quatro pessoas receberam a Medalha da República. Dilma Rousseff (PT), presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS e ex-presidente do Brasil, recebeu a Medalha da Amizade.
Wang Yongzhi, especialista em mísseis e foguetes e pioneiro do programa espacial tripulado da China, foi honrado postumamente.
Wang Zhenyi, cientista médico reconhecido por avanços no tratamento da leucemia, Li Zhensheng, especialista em criação de trigo, e Huang Zongde, veterano de guerra, também foram agraciados. Outras dez pessoas foram reconhecidas com títulos honorários nacionais.
Detalhes sobre as honrarias concedidas por Xi Jinping, ditador da China
A Medalha da Amizade da China é uma das mais altas condecorações oferecidas pelo governo chinês a cidadãos estrangeiros.
Segundo a imprensa chinesa, a medalha, estabelecida em 2018, é concedida a indivíduos que tenham feito contribuições notáveis para promover a “cooperação internacional, fortalecer as relações entre a China e outros países, e promover a paz mundial”.
A cerimônia de concessão das honrarias reforça a valorização de contribuições significativas em diversas áreas no contexto do aniversário da República Popular da China.
A ordem assinada por Xi Jinping reflete a decisão do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional de reconhecer e premiar esses indivíduos por suas realizações excepcionais.
De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, a concessão das honrarias destaca a importância de diferentes setores para o desenvolvimento e progresso da nação.