sábado, novembro 16, 2024
InícioGeralDistribuição de alevinos beneficia mais de duas mil famílias de agricultores no...

Distribuição de alevinos beneficia mais de duas mil famílias de agricultores no Piauí

Uma das principais ações da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) de incentivo à piscicultura no Piauí é a distribuição de alevinos agricultores familiares em todo o estado. Cerca de 2 milhões de alevinos serão entregues a partir do mês de outubro para famílias que trabalham com os peixes em tanques e açudes nos 224 municípios do Piauí.

099A4197.jpg
A agricultora Francisca Santos produz peixes a partir de alevinos entregues pela SAF (Foto: Geirlys Silva)

Uma das beneficiadas este ano foi a Francisca Santos. Moradora do povoado São José dos Lacerda, na zona rural do município de Miguel Alves, a produtora conta que a produção de peixes a partir dos alevinos recebidos tem incrementado na sua renda. 

“Temos tanque para colocar os alevinos, e tem os açudes que coloca quando ele está maior. A gente tem o produto o ano inteiro, tira a cada seis meses, depois coloca de novo para tirar de novo”, explicou.

IMG_4297284.jpg
Peixes da distribuição de alevinos da SAF são entregues aos programas PAA e PAS
 (Foto: Geirlys Silva)

Assim como a Francisca Santos, muitos produtores que recebem os alevinos também vendem para o Estado por meio dos programas de Alimentação Saudável (PAS) e de Aquisição de Alimentos (PAA). O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, conta que cada vez mais beneficiados com os alevinos participam dos programas.

“O Programa de Alimentação Saudável (PAS) compra a produção da agricultura familiar e nós temos casos aqui como, por exemplo, a ação na Semana Santa de distribuição de peixe, que a gente está adquirindo peixe de uma entidade da agricultura familiar que recebeu os alevinos, passou pelo período de cria e de recria, e engorda desses alevinos e venderam a partir do PAA ou do PAS para ser distribuído para famílias vulneráveis”, explicou.

099A1971 (1).jpg
Produção de alevinos ocorre na Unidade de Piscicultura da SAF (Foto: Geirlys Silva)

Unidade de Piscicultura da SAF em Nazária

A ação de distribuição de alevinos da SAF é permanente e tem como base a Unidade de Piscicultura que fica situada na cidade de Nazária. Em 2024, o investimento para a produção foi de mais de R$ 206 mil. Na unidade são criados alevinos das espécies tambaqui, tambatinga, patinga, pacu e pirapitinga. A reprodução é feita em laboratório. 

099A1992.jpg
Produção acontece em laboratório (Foto: Geirlys Silva)

O ciclo de produção inicia em setembro e vai até abril do ano seguinte. Durante esse período, a SAF recebe as demandas e organiza a distribuição para as entidades que vão receber os alevinos. Cerca de 20 mil famílias de agricultores são beneficiadas com a ação.

“Estamos agora iniciando o próximo período, há uma semana começou o período de reprodução, então nós estamos recepcionando a demanda organizada na secretaria, onde começa o processo de distribuição”, explicou o superintendente.

099A1969 (1).jpg
Produção de alevinos na Unidade de Piscicultura da SAF (Foto: Geirlys Silva)

A distribuição de alevinos permite um aumento na renda do agricultor familiar, que tem sua criação em tanques ou em açudes presentes em todo o Piauí.

“É uma ação importante porque a gente distribui esses alevinos que vão em pequenos mananciais, barreiros, em tanques, escavados ou então em tanques-redes. Vai possibilitar para essas famílias beneficiárias um incremento na renda”, finalizou.

IMG_0803.jpg
Distribuição de alevinos (Foto: Geirlys Silva)
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui