A Disney decidiu retirar seus canais lineares da TV paga no Brasil, a partir de fevereiro de 2025. Em nota, a empresa informou, nesta segunda-feira, 2, que os canais Star Channel, Cinecanal, FX, Nat Geo, Disney Channel e Baby TV deixarão de ser oferecidos. O objetivo é fortalecer o mercado de streaming, conforme sua estratégia global.
Apenas os canais da ESPN vão permanecer disponíveis, em razão da sua importância na transmissão de eventos esportivos. Importantes produtos, como a Libertadores, a Copa Sul-Americana, a NBA e a NFL, continuarão com suas exibições pela ESPN, além da disponibilidade do conteúdo pelo aplicativo e site da Disney Plus.
Com isso, a ESPN, reconhecida por sua ampla cobertura esportiva especialmente do futebol, continuará nas operadoras de TV paga do Brasil. Claro e Sky já receberam informações sobre essas mudanças.
A Disney é a primeira grande empresa de mídia a adotar tal medida, num movimento pioneiro de direcionamento do público para suas plataformas digitais.
As motivações da Disney com a mudança
Em comunicado, a Disney explicou que a mudança é uma resposta às transformações no cenário de mídia e entretenimento local.
“Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares do Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025”.
No Brasil, a Disney mantém seis canais ESPN, os quais transmitem competições esportivas globais. A emissora, presente no país desde junho de 1995, completará 30 anos de atividade em 2025.