A Disney+ irá adotar a mesma estratégia da Netflix para evitar o compartilhamento de senhas e não perder receitas em seus serviços de streaming, afirmou o Valor Econômico, com base em entrevista do diretor-presidente da Disney, Bob Iger, à emissora CNBC.
Iger deu as declarações nesta quinta-feira, 4, quando revelou o cronograma para limitar o compartilhamento de senhas. No dia anterior, a empresa derrotara o ativista Nelson Peltz em uma disputa por assentos no conselho.
A iniciativa ocorrerá inicialmente em alguns países, como forma de teste. Iger não disse quais países seriam os primeiros.
Há meses, a Disney afirma que uma iniciativa de repressão estaria por vir na tentativa de cortar custos e tornar o Disney + e o Hulu lucrativos. Iger voltou como diretor-presidente em 2022, menos de um ano depois de deixar a empresa.
Desde então, a companhia reduziu suas perdas no serviço de streaming. Iger afirmou que a Disney está no caminho certo para ter um negócio lucrativo neste setor, no quarto trimestre deste ano.
“Essa é uma melhoria enorme, enorme”, disse o executivo na CNBC. “Agora o que temos que fazer é transformá-lo não apenas num negócio lucrativo, mas num negócio em crescimento”.
No ano passado, foi a Netflix que iniciou um programa de controle do compartilhamento. A empresa enfrentava um crescimento mais lento e apostou na redução do compartilhamento de senhas para melhorar os fluxos de receita.
A medida no início causou má impressão entre os consumidores, mas os resultados trimestrais da empresa melhoraram significativamente desde então.
Busca de maior número de assinantes
A Netflix e a Disney, conta o Valor, elevaram o preço de suas assinaturas de streaming em 2023. O Disney +, lançado em 2019, tornou-se, naquele ano também, proprietário majoritário do Hulu.
No ano passado, a Disney tinha planos, segundo informou, de comprar da Comcast o terço restante da participação que ainda faltava.
A ideia é aumentar ainda mais o número de assinantes. Em seu relatório trimestral mais recente, a Disney disse que tinha quase 150 milhões de assinantes do Disney + e quase 50 milhões de assinantes do Hulu.