Nos próximos três dias, a cidade de São Luís, capital do Maranhão, será o palco nacional das discussões sobre assistência técnica e extensão rural. É que começa, nesta quarta-feira (6), mais uma edição da Assembleia Geral da Asbraer, que é a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisas Agropecuárias e Regulação Fundiária, entidade que abrange empresas e órgãos públicos ligados ao setor.
E o Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), não poderia ficar de fora. O secretário Fábio Abreu, acompanhado de Laudelino Ribeiro Filho; diretor de Infraestrutura Rural do órgão, e Maria Góes Alencar; coordenadora da Escola de Gestão, Educação Rural e Agropecuária da Sada, estão participando do evento, que segue até sexta-feira (8), no hotel Blee Tree Towers, na capital maranhense.
O evento contará com a participação de diversos setores do governo federal e do estado do Maranhão, além de visitas técnicas. Na pauta, a Rede Asbraer levantará diálogos sobre convênios com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), instrumentos específicos com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e discussões sobre o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento da Pesquisa Agropecuária.
A Asbraer levará discussões legislativas sobre o projeto de lei dos bioinsumos e do Sistema Único de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater). Os Bancos da Amazônia e do Nordeste também marcam presença no encontro, promovendo diálogo de linhas de financiamento e produtos e serviços para a agricultura familiar. “Serão dias de muita discussão e troca de experiências entre todos que fazem a assistência técnica e extensão rural brasileira”, comentou Fábio Abreu.
Numa proposta de fortalecimento das parcerias da Asbraer, o IICA participará desta assembleia geral, que está em sua 66ª edição. A Conab ainda vai levar proposta de desenvolvimento e conectividade. A assistência técnica e extensão rural pública brasileira é referência de serviços prestados internacionalmente. Nações como Bolívia, Guiné, Nigéria, Peru, dentre outras, já visitaram a Rede Asbraer para avaliar as boas práticas.
Nessa perspectiva, a Asbraer proporcionará uma troca de experiências com apresentação de boas práticas de cada região brasileira. Essas práticas serão selecionadas para compor o Seminário Nacional de Boas Práticas na Ater organizada pelo governo federal que será realizado em 2025. Além disso, a anfitriã proporcionará vivências fundamentais ao enriquecimento do conhecimento das associadas.
“Essas visitas são sempre muito importantes para essa troca de experiência agregando conhecimento e entendendo a diversidade do nosso país e a forma que cada associada atua em seu estado”, afirmou o presidente da Asbraer, Luciano Brandão.