O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, apareceu em um vídeo nesta terça-feira (12) pedindo desculpas a Abel Ferreira por ter xingado o técnico de “português de m…”. O xingamento aconteceu no dia 3 de março, depois do empate entre São Paulo e Palmeiras pelo Campeonato Paulista.
No vídeo, Belmonte pede desculpas a Abel Ferreira e diz que proferiu “uma frase inadequada”. Também pediu desculpas ao Palmeiras, que caracterizou como “uma instituição importante no futebol brasileiro” e à comunidade portuguesa. O diretor de futebol explicou que ao tentar identificar o técnico do Palmeiras para o árbitro, acabou usando a “frase inadequada”.
Depois do Choque-Rei do dia 3 de março, quando Carlos Belmonte foi flagrado xingando Abel Ferreira de “português de m…”, tanto São Paulo, quanto Palmeiras se pronunciaram.
Primeiro, o Palmeiras publicou nota acusando Belmonte de xenofobia e afirmou que ia estudar medida legal contra o dirigente são-paulino. Por sua vez, o São Paulo saiu em defesa de seu diretor de futebol, alegando que a nacionalidade de Abel Ferreira foi usada para identificar o técnico e não qualificar.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, disse ainda que queria barrar a presença de Belmonte em jogos no Allianz Parque. A dirigente classificou as cenas no MorumBIS como um “ataque histérico”.