sábado, novembro 23, 2024
InícioEntretenimentoDiretor de “O Poderoso Chefão“, Coppola lança “Megalopolis“ em Cannes após hiato

Diretor de “O Poderoso Chefão“, Coppola lança “Megalopolis“ em Cannes após hiato

Depois de mais de 40 anos desde a ideia inicial, Francis Ford Coppola, 85, exibe pela primeira vez “Megalopolis” nesta quinta-feira (16) no Festival de Cannes. O filme entrou na seleção oficial da competição e concorre à Palma de Ouro.

O cineasta responsável por títulos emblemáticos da história do cinema, como a trilogia “O Poderoso Chefão” (1972/1974/1990), teve a ideia do filme anos atrás, em 1977, quando ainda estava filmando “Apocalyse Now” (1979). Ao longo dos anos, ele foi coletando “notas e clipes em um scrapbook de coisas que eu achava interessante para uma futuro roteiro”, disse a Vanity Fair.

Em 1990, a produtora de Coppola, American Zoetrope, anunciou diversos projetos em desenvolvimento, entre eles o que viria a ser chamar “Megalopolis”. No entanto, a produção foi adiada para 1996 e, à época, o diretor optou por priorizar outras histórias, como “Jack” e “O Homem Que Fazia Chover”.

Em 2001, ele chegou a avançar com o projeto, que incluía nomes como Robert De Niro, Leonardo DiCpario, Nicolas Cage, Kevin Spacey, Al Pacino, Paul Newman e Uma Thurman. No entanto, após o ataque de 11 de setembro em Nova York, o cineasta declarou que iria reescrever a trama e descartou materiais já gravados.

Alguns anos depois, em 2007, Coppola revelou que o atentado “tornou tudo realmente muito difícil… um filme sobre a aspiração da utopia com Nova York como personagem principal e então, de repente, você não conseguia escrever sobre Nova York sem apenas lidar com o que aconteceu e as implicações do que aconteceu. O mundo foi atacado e eu não sabia como lidar com isso”. 

Foi em 2019 que ele decidiu reinvestir nesse projeto. Nos anos seguintes, a busca por atores, os afinamentos de roteiro, entre outras questões, foram iniciadas. As gravações começaram em 2022. Naquele ano, em entrevista a GQ, Coppola estimou que a produção custaria cerca de US$ 120 milhões (R$ 616 mi). Ele mesmo financiou o título.

À Vanity Fair, Coppola descreveu “Megalopolis” como um “épico romano nos Estados Unidos moderno”. Segundo a sinopse, o filme será centrado em um arquiteto que quer reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador.

Ele disse à revista: “meu sonho é que ‘Megalopolis’ se torne o filme de Ano Novo preferido, com os telespectadores discutindo depois, não suas resoluções de nova dieta ou de parar de fumar, mas uma simples pergunta: ‘a sociedade que vivemos é a única disponível para nós?’.

A trama estrelada por Adam Driver (“Histórias de um Casamento” e “Ferrari“), Nathalie Emmanuel (“Velozes e Furiosos” e “Game of Thrones”), Dustin Hoffman (“Kramer vs. Kramer” e “Rain Man”), Shia LaBeouf (“Transformers” e “Corações de Ferro”) e Aubrey Plaza (“The White Lotus“).

Em uma publicação nas redes sociais para divulgar o trailer, Coppola afirmou que trata-se do “melhor trabalho que tive o privilégio de liderar”. Ele também revelou que o filme é dedicado a sua esposa Eleanor Coppola, que morreu aos 87 anos no dia 12 de abril. Eles estavam juntos havia 61 anos e são pais de Roman Coppola (escritor e produtor de vários filmes de Wes Anderson) e Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros” e “Priscilla”).

É o primeiro longa do diretor em anos. Sua última grande produção foi em 2011, “Virginia”, um terror estrelado por Val Kilmer e Elle Fanning.

Assista ao trailer

aria-label=”Assista o vídeo Megalopolis – Teaser Trailer”> Megalopolis – Teaser Trailer Megalopolis – Teaser Trailer

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui