domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaDiplomacia brasileira vê decisão de tribunal como “cartão amarelo“ sobre ataques em...

Diplomacia brasileira vê decisão de tribunal como “cartão amarelo“ sobre ataques em Gaza

Integrantes do Itamaraty avaliam que a ordem do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para que Israel tome medidas para evitar atos de genocídio em Gaza é um “cartão amarelo” para os ataques de Israel.

Embora não tenha ocorrido um pedido de cessar-fogo, representantes da diplomacia brasileira consideram que a decisão deixa a corte “mais perto” de um pedido de interrupção do conflito.

Esse foi o primeiro julgamento de uma sentença inicial, já que uma sentença definitiva pode levar anos dentro da Corte.

Para parte do corpo diplomático, a corte foi clara ao mostrar que ” há elementos que justificam a ação, e justificam o pedido de medidas provisórias”.

A decisão da Corte internacional impõe o prazo de um mês para que Israel mostre as ações feitas para manter a ordem.

“O Estado de Israel deverá… tomar todas as medidas ao seu alcance para impedir a prática de todos os atos no âmbito do Artigo II da Convenção do Genocídio”, disse o tribunal.

Apoio do Brasil

O Brasil apoiou a iniciativa da África do Sul na ação que acusa Israel de cometer atos de genocídio nas ações em Gaza, na guerra contra o grupo extremista Hamas.

A decisão do apoio foi logo após uma reunião entre o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Al-Zeben.

O diplomata palestino disse à CNN que considera a decisão histórica, mas ainda um “passo inicial” .

“Primeiro lugar é uma decisão histórica, já que pela primeira vez um organismo jurídico internacional tomou a iniciativa de pedir unanimemente a Israel para tomar as medidas para que atos de genocídio não sejam cometidos. mas de toda maneira, esse é um passo inicial que vai ser seguido pela defesa da nossa parte, da África do Sul e dos componente acusatórios. Daqui a um mês, vamos começar as intervenções com objetivo de demonstrar que Israel está cometendo atos de genocídio no território palestino”, afirmou.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui