quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioPolíticaDino suspende julgamento de ação de Bolsonaro contra Janones

Dino suspende julgamento de ação de Bolsonaro contra Janones

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento da ação do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). O magistrado solicitou mais tempo para analisar o caso. A Corte havia começado o julgamento virtual na última sexta-feira, 10. 

Até agora, há dois votos foram favoráveis à abertura de uma ação penal contra Janones, enquanto um ministro foi contrário. Cármen Lúcia, relatora do caso, votou a favor do prosseguimento da queixa-crime e recebeu apoio do ministro Alexandre de Moraes. Em contrapartida, o ministro Cristiano Zanin votou contra a abertura do processo.

Espera pelo voto de Flávio Dino na ação em que Bolsonaro acusa Janones por injúria

O julgamento ficará suspenso até que o ministro Flávio Dino, que assumiu em fevereiro, depois de ter sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conclua sua análise e devolva o processo para que possa ser reinserido na pauta do tribunal.

Bolsonaro acusa Janones, um aliado de Lula, de calúnia e injúria, com base em declarações feitas pelo parlamentar em seu perfil do Twitter/X, em 2023. 

O deputado mineiro usou expressões como “assassino”, “miliciano”, “ladrão de joias” e “bandido fujão”. Bolsonaro considera as acusações ofensivas à sua honra. 

Posicionamento da Procuradoria-Geral da República sobre a denúncia

O vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Filho, manifestou-se a favor do recebimento da queixa-crime pelo STF

Chateaubriand Filho disse que o contexto das declarações de Janones “parecem completamente estranhas ao debate político”. Ele sugeriu que o deputado pode ter “ultrapassado os limites da liberdade de expressão”.

No entanto, a defesa de Janones afirma que as declarações do deputado eram genéricas e abstratas. Os advogados também dizem que o membro do Avante de Minas Gerais está protegido pela imunidade parlamentar, um aspecto que será decisivo no decorrer do julgamento.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui