A determinação para que a força Nacional permaneça no Rio de Janeiro deve ser oficializada na segunda-feira (22), conforme apurou a CNN. É necessário que a ordem seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) para que a medida seja oficializada.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou, nesta quinta-feira (18), que irá prorrogar a atuação da Força no estado fluminense até que a equipe do novo ministro, Ricardo Lewandowski, tome posse.
O ministrou publicou em seu perfil na rede social X (antigo twitter) que o pedido para manter as tropas no estado veio diretamente do governo do Rio.
Por solicitação do Governo do Rio, manteremos a Força Nacional de Segurança Pública lá atuando, até deliberação da nova equipe que será empossada no Ministério da Justiça.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 19, 2024
A operação da Força Nacional no estado começou no dia 16 de outubro de 2023. O objetivo da tropa é combater a entrada de armas e drogas, bem como identificar e prender os líderes das facções criminosas.
O auxílio da Força Nacional foi solicitado pelo governador Cláudio Castro (PL) para ajudar as polícias estaduais nas ações contra criminosos durante a Operação Maré.
Compartilhe: