segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioCiência e tecnologiaDigitalizar cardápio e marcar consulta: veja novidades do Google para empresas

Digitalizar cardápio e marcar consulta: veja novidades do Google para empresas

O Google anunciou novas funcionalidades para empresas nesta terça-feira (11), durante um evento em São Paulo. Está entre as novidades a possibilidade, por exemplo, de bares e restaurantes criarem um cardápio virtual de seus produtos por meio de inteligência artificial (IA) apenas fotografando o menu físico.

Também passa a ser possível, agora, o agendamento virtual, a partir de poucos cliques, de consultas médicas, exames e serviços em salões de beleza. Confira todos os lançamentos abaixo.

As novas ferramentas foram pensadas para facilitar a conectividade entre as empresas e seus consumidores, aumentando as chances de negócios serem fechados.

“Com esses novos recursos, esperamos ajudar empresas de todos os tamanhos, principalmente os pequenos negócios, a se conectarem de forma mais eficaz com seus clientes, expandir seu alcance e alavancar seus negócios por meio do Google”, diz Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina.

O Google anunciou diversas outras novidades nesta terça, como uma ferramenta que possibilita a remoção de informações pessoais da busca e outra que pretendem evitar prejuízos financeiros dos usuários em caso de roubo de celulares.

Cardápios digitais com ajuda da IA

Uma nova funcionalidade permite que restaurantes e bares digitalizem seus cardápios de forma rápida e fácil, diretamente do Perfil da Empresa. Com o uso da IA do Google, basta uma foto do cardápio para que ele seja transformado em um menu digital completo, com nomes dos itens, descrições e preços, que aparecerão na seção “Cardápio” na busca e no Google Maps.

A iniciativa foi pensada após o Google perceber que muitos usuários muitas vezes fazem buscas pelos alimentos, e não pelo nome dos estabelecimentos, o que nem sempre as leva a encontrar os restaurantes e bares que oferecem aquele produto.

Para criar o menu digital por IA é necessário ser o dono do estabelecimento, para garantir a veracidade das informações. Após a digitalização, os empreendedores ainda podem editar os dados do cardápio e atualizá-lo.

O recurso, disponível em inglês e português, já está sendo implementado no Brasil, um dos primeiros países a receber a funcionalidade. Para utilizar o recurso, basta acessar o Perfil da Empresa e selecionar a opção editar cardápio.

Cardápio virtual do Google
Foto: Google/Divulgação

Integração de perfis em redes sociais

Para aumentar a visibilidade de restaurantes e bares na busca e no Google Maps, os estabelecimentos poderão integrar seus perfis em redes sociais diretamente no Perfil da Empresa, exibindo as últimas postagens em um painel logo abaixo das informações do negócio.

Essa integração permitirá que os consumidores tenham acesso rápido e fácil às informações mais recentes, como promoções, eventos especiais e novos pratos. Ao mesmo tempo, restaurantes e bares poderão fortalecer sua presença online e atrair novos clientes que buscam por opções gastronômicas nas redondezas ou por pratos específicos.

O recurso será disponibilizado para os usuários nas próximas semanas.

Agendamento de consultas médicas, exames e salões de beleza

Além dos recursos para bares e restaurantes, profissionais da saúde e beleza poderão se conectar com clientes em potencial que estão ativamente procurando os serviços que eles oferecem. Para ajudar com isso, o Google também passou a disponibilizar a função de agendamento de consultas médicas e exames – inicialmente com as plataformas Dr. Consulta, Doctoralia, Melvi, Livance, a+Medicina Diagnostica/Grupo Fleury.

Com essa integração, as pessoas poderão também agendar horários em salões de beleza das plataformas Trinks, Quaddro e Prit, diretamente no Perfil da Empresa. Nesta primeira etapa da implementação, o Google leva a tecnologia para mais de 15 mil empresas dos setores de beleza e saúde.

Mais praticidade para mandar mensagens

As empresas podem escolher o canal de mensagens preferido delas para disponibilizar no Google para seus clientes. O contato, mensagens de texto (SMS) ou aplicativo de mensagens WhatsApp, por exemplo, será disponibilizado na busca e no Maps. O recurso estará disponível nas próximas semanas.

“Com essa nova experiência na busca, estamos facilitando a conexão entre empresas e clientes, permitindo que as empresas compartilhem conteúdo das redes sociais diretamente na busca e escolham o canal de mensagens preferido para interagir, tornando a comunicação mais eficiente e personalizada”, afirma Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia da busca do Google.

Listas de sugestões personalizadas

Focada em empresas do segmento de turismo, uma lista elaborada pela Embratur será exibida junto às informações de algumas cidades, quando as pessoas buscarem por elas, destacando sugestões de lugares para visitar nelas.

Já disponível para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Devem receber que são clássicos pontos turísticos brasileiros.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui