Se você tem dificuldade ou não sabe como flertar, pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriram algumas maneiras mais eficazes para se sair bem na paquera.
O estudo publicado na Evolutionary Psychology, em março de 2022, afirma ter encontrado técnicas de flerte que mais funcionam para o sexo masculino e feminino – mas há gestos que funcionam para todos.
O flerte ideal dependerá do sexo e objetivo de relacionamento
- Como reportou o IFL Science, os pesquisadores analisaram cerca de mil estudantes universitários nos Estados Unidos e na Noruega (todos heterossexuais) a partir de formulários, pedindo que eles avaliassem a eficácia de 40 tipos diferentes de flerte na busca por um relacionamento de curto ou longo prazo.
- O estudo também se concentrou em analisar o nível de extroversão dos participantes, idade, religiosidade, atratividade e disposição para um relacionamento.
- De acordo com o professor de psicologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, Leif Edward Ottesen Kenner, o flerte mais eficaz dependerá do sexo e o a duração do relacionamento desejado (de curto a longo prazo).
- Gestos de aproximação corporal funcionaram melhor para as mulheres, enquanto generosidade e elogios foram mais eficazes para os homens.
O professor de psicologia explica que os sinais que indicam a disponibilidade sexual são mais eficazes para mulheres que procuram por um relacionamento de curto prazo. Dessa forma, gestos como abraço ou beijo amigável na bochecha não são suficientes e, para indicar o interesse por um relacionamento curto (e disponibilidade sexual), as indicações são gestos como aproximação e contato corporal.
Para os homens em busca de um relacionamento de curto prazo, as técnicas são outras:
As táticas consideradas mais eficazes para as mulheres em um caso de uma noite foram exclusivamente sexuais ou físicas. Em contrapartida, os homens foram considerados mais eficazes se, além das táticas físicas e sexuais, também sorrissem, demonstrassem interesse nas conversas, elogiassem e a fizessem rir.
Leif Edward Ottesen Kenner, professor de psicologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
Para homens que buscam relacionamentos de longo prazo, a equipe de pesquisadores descreve que “sinais de generosidade e disposição para se comprometer funcionam melhor”.
O bom humor funciona para todos
Ainda que exista diferenças entre o sexo e objetivo de relacionamento, o estudo descobriu que há algumas técnicas universalmente eficazes:
As pessoas pensam que o humor, ou ser capaz de fazer outra pessoa rir, é mais eficaz para homens que procuram um relacionamento de longo prazo. É menos eficaz para mulheres que procuram um caso de uma noite. Mas rir ou rir das piadas da outra pessoa é uma tática de flerte eficaz para ambos os sexos.
Leif Edward Ottesen Kenner, professor de psicologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
Rebecca Burch, Ph. D da Universidade de Albany e coautora do estudo, explica que, além dos homens serem bem humorados, para as mulheres “é muito importante mostrar ao seu potencial parceiro que o acha engraçado”.
O humor é importante, mas os pesquisadores consideram que há outras técnicas para começar a flertar caso você não seja dê bem em tirar risadas do parceiro/a em potencial. Para isso, algumas alternativas são os sorrisos e o contatos visuais que permitem “desenvolver habilidades de flerte a partir dessa base”.