É oficial e já tem data! Dia 28 de março o primeiro jogo da Activision Blizzard a ingressar no Xbox Game Pass é Diablo IV… até aí tudo bem. Entretanto, ele será lançado no Xbox Cloug Gaming (nuvem)? Não conte tanto com isso…
A polêmica aqui é que para a Microsoft conseguir aprovar a compra da Activision Blizzard teve que fazer algumas concessões, principalmente no CMA, órgão que regula a concorrência de empresas no Reino Unido. Por lá, foi necessário ceder os direitos de streaming para a Ubisoft. Então, ao menos por agora, é muito possível que não possa ser transmitido pela nuvem.
Quem esclarece a questão é Jez Corden, do Windows Central, ao dizer:
Ok, então, para esclarecimento, fiz uma boa pesquisa sobre isso e o que isso significa para Diablo 4 na nuvem.
– Se você possui Diablo 4 no PC, poderá transmitir o jogo na nuvem em qualquer lugar do mundo por meio de serviços que fornecem acesso ao http://battle.net ou Steam, como NVIDIA GFN.
– Mesmo no EEE, isso não parece incluir o Xbox Game Pass Ultimate/nuvem, até que a Ubisoft e a Microsoft resolvam os detalhes.
– Boosteroid, Ubitus e NVIDIA PODEM especificamente oferecer a versão Xbox para streaming, de acordo com a decisão, mas no momento, pelo que posso dizer, não há nenhum recurso para transmitir seus jogos do Xbox por meio desses serviços. Isso pode ser parte do trabalho que a Microsoft está fazendo para “trazer seus próprios jogos” para o Xbox Cloud Gaming ainda este ano.
– Para qualquer outro serviço de jogos em nuvem, cabe à Ubisoft.
– Se você estiver no Reino Unido, EUA, etc. Você terá que esperar e torcer para que a Ubisoft jogue bem, graças ao muito inteligente CMA do Reino Unido.
Ok, então, para esclarecimento, fiz uma boa pesquisa sobre isso e o que isso significa para Diablo 4 na nuvem.
– Se você possui Diablo 4 no PC, poderá transmitir o jogo na nuvem em qualquer lugar do mundo por meio de serviços que fornecem acesso a https://t.co/AIgA0mlRiZ ou Steam, como… https://t.co/hE4fE4oByo
– Jez (@JezCorden) 22 de fevereiro de 2024
Esta situação vai ser particularmente interessante para nós brasileiros, já que o Brasil não impôs qualquer restrição, então esperamos que a Microsoft libere tudo em nossas terras para que o pessoal da nuvem não seja prejudicado pelas imposições do CMA.
Agoradaremos mais esclarecimentos até o dia 28 de março, quando de fato este grande sucesso da Blizzard chega ao Game Pass. O xCloud está crescendo bastante, a própria Microsoft disse que já representa dois dígitos no uso dos jogos do ecossistema Xbox, então certamente tem muita gente interessada em jogar Diablo 4 por ele.