O Dia Nacional da Biblioteca é celebrado nesta quarta-feira (9) no Brasil. Segundo dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o país conta com 5.293 espaços públicos desse tipo.
A região Nordeste concentra o maior número de bibliotecas com visitação aberta – são 1.807, de acordo com o SNBP. Em seguida, aparece a região Sul, com 1.291. Em terceiro está o Sudeste, com 1.274 bibliotecas. A região Centro-Oeste contabiliza 498. O Norte aparece com o menor número: 423.
É na região Nordeste que está a mais antiga em funcionamento no Brasil. Inaugurada em 1582, a Biblioteca do Mosteiro de São Bento reúne uma coleção de obras e registros raros dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Entre as peças estão cartas de Padre Antônio Vieira.

A riqueza no acervo se estende ao Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro. O acervo da biblioteca ultrapassa 350 mil volumes. Na lista, também estão exemplares raros, como uma edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e um manuscrito de “Amor de Perdição”, do escritor português Camilo Castelo Branco.

A Biblioteca Nacional, também no Rio, foi fundada após a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808. Ao decorrer dos anos, a biblioteca se consolidou como uma das principais no país.

A Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, em Manaus, foi inaugurada em 1910. Lá, os visitantes podem encontrar mais de 32 mil obras raras, além de ao menos 30 mil jornais para consulta.

O acervo da Biblioteca Infante D. Henrique tem aproximadamente 25 mil itens, entre livros, folhetos e jornais. O prédio, inaugurado em 1918, traz em sua fachada elementos que fazem alusão à Portugal e o período das grandes navegações.

No centro de São Paulo, está a Biblioteca Mário de Andrade. Considerada a principal da capital paulista, foi fundada em 1925, a partir do acervo da Câmara Municipal.

Fundada em 1932 por iniciativa de um grupo de alunas, a Biblioteca Belas Artes, em São Paulo, concentra um acervo de aproximadamente 140 mil itens. Além dos livros, ela guarda periódicos, DVDs, VHS e CD-ROM, armazenados em uma midiateca. O espaço conta ainda com uma biblioteca infantil multilíngue aberta ao público em geral.

Aberta ao público em 2008, a Biblioteca Nacional de Brasília foi pensada junto com o plano original da capital brasileira. A instituição tem cerca de 40 mil exemplares de diversas áreas do conhecimento.
