O “Dia do Stitch” é celebrado nesta quarta-feira (26) entre os fãs das animações da Disney. O alienígena, que se tornou um personagem emblemático do estúdio, teve a sua primeira aparição em 2002 no filme “Lilo & Stitch” e, posteriormente, em outras produções.
A data é comemorada anualmente por causa do nome original do personagem: “Experimento 626”, números que, no modelo de data americana (em que o mês é escrito à frente do dia), faria referência ao dia 26 de junho (sexto mês do ano).
No primeiro filme, o público descobre que o alienígena foi criado pelo cientista doutor Jumba Jookiba como um experimento genético destinado a ser uma máquina de destruição. Dotado de habilidades especiais, a criatura escapa da prisão galáctica e acaba na Terra, mais precisamente no Havaí.
Lá, ele é adotado por Lilo, uma criança havaiana que o confunde com um cachorro.
Com seu amor incondicional pelo “filhote”, a menina acaba transformando-o em um ser amoroso. Com poucas palavras, mas com um grande coração, Stitch aprende valores e chega a falar a icônica frase: “Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”.
Desde seu lançamento em 2002, a franquia “Lilo & Stitch” virou um fenômeno ao redor do mundo com representação da cultura havaiana e de uma história emocionante.
O sucesso é tão grande que a Disney lançou outras produções que continuaram a expandir o universo do filme original — como “Stitch” (2003), “Lilo & Stitch 2: Stitch Deu Defeito!” (2005), “Leroy e Stitch” (2006) e uma série, “Lilo & Stitch: a Série” (2003). Todas as produções estão disponíveis no catálogo do Disney+.
Além disso, uma produção live-action de “Lilo & Stitch” está sendo produzida e tem previsão de estrear ainda neste ano. Para o filme, a Disney escolheu a novata Maia Kealoha para viver a Lilo. Já Stitch será uma composição computadorizada. A atriz Sydney Agudong, natural de Kaua’i, no Havaí vai interpretar Nani, a irmã mais velha de Lilo.
“Lilo & Stitch”: primeiras imagens de bastidores são reveladas; veja