Em homenagem ao histórico show do Live Aid, de 1985, o mundo dos fãs de rock comemora, neste sábado (13), o Dia Mundial do Rock. Na época, o evento levou, simultaneamente, mais de 150 mil pessoas ao estádio Wembley, em Londres, e ao JFK Stadium, na Filadélfia, para assistir Queen, David Bowie, Phil Collins, Mick Jagger, Tina Turner e mais.
Phil Collins foi o único a ter se apresentado nos dois continentes — pegando um avião do Reino Unido para os EUA. Também foi ele quem, durante o festival, sugeriu a ideia do dia 13 de julho virar um marco para celebrar o rock ‘n’ roll. Apesar de mundial, a data tem especial relevância no Brasil graças às rádios de rock brasileiras, que abraçaram a celebração.
O gênero, que ditou os rumos da música mundial desde Chuck Berry e Elvis Presley, passou por momentos de questionamento nas últimas décadas e tem encontrado força em alguns nomes que, mesclando juventude e experiência, conseguem manter fresco o rock em 2024.
Para você ficar por dentro das novidades do cenário, a CNN reuniu cinco artistas que lançaram novidades relevantes no cenário do rock.
Conheça artistas com lançamentos relevantes no mundo do rock:
Em 2021, o Måneskin – composto pelo vocalista Damiano, a baixista Victoria De Angelis, o guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio – venceu a maior competição de música da Europa, o Eurovision e, desde então, não olhou pra trás.
Eles emplacaram três hits no topo das paradas de rock da Billboard: seu viral absoluto e cover do cantor Frankie Vallie, “Beggin’”, além de “I Wanna be Your Slave” e “Supermodel”. Nas premiações, os italianos foram indicados ao Grammy Awards de Artista Revelação e levaram para casa Billboard Music Awards de Top Rock Song com “Beggin””.
Em 2022 eles se apresentam no Palco Mundo do Rock in Rio, abrindo para o headliner Guns N’ Roses. No fim de 2023, uma versão deluxe do álbum “Rush!” foi lançada e, desde então, a banda não anunciou novidades.
Veterano e um dos principais expoentes da mistura entre rock e soul, Lenny Kravitz se destacou em 2024 por dois grandes feitos.
O primeiro é o lançamento de “Blue Electric Light”, seu décimo segundo álbum de estúdio, que chegou às plataformas musicais no dia 24 de maio. O dono de hits como “Again” e “American Woman” gravou o disco em sua casa, nas Bahamas, tocando todos os instrumentos praticamente sozinho e já entregou três singles: “TK421”, “Human” e “Paralyzed”.
O segundo feito foi a apresentação feita na final da Champions League, no gramado de Wembley, na Inglaterra, em que ele cantou “Fly Away”, “Human” e “Are You Gonna Go My Way”. Além disso, o cantor de Nova York tem um show único marcado para 23 de novembro em São Paulo com a turnê que promoverá seu novo álbum.
Queridinhos do Grammy Awards deste ano, o trio do qual faz parte a cantora Phoebe Bridgers, foi indicado ao prêmio de Álbum do Ano com seu disco de estreia, o “The Record”. Eles já haviam lançado um EP em 2018 e voltaram um 2023 seguindo a linha indie com um álbum completo.
O disco ficou em segundo lugar na lista dos melhores álbuns do ano de 2023 da Billboard e exprime o desgosto e o crescimento pessoal do trio de compositores consagrados e amigos íntimos. Julien Baker e Lucy Dacus se juntam a Phoebe Bridgers no projeto.
No total, são sete indicações ao Grammy: Álbum do Ano, Álbum de Música Alternativa, Engenharia de Álbum (Não Clássico), Gravação do Ano (“Not Strong Enough”), Canção de Rock (“Not Strong Enogh”), Performance de Rock (“Not Strong Enogh”) e Performance de Música Alternativa (“Cool About It”).
Quem também lançou disco em 2024 foi o Imagine Dragons, que colocou “Loom”, seu sexto álbum de estúdio, nas plataformas musicais no dia 28 de junho. A banda norte-americana que mora na fronteira entre o indie pop e o pop rock entregou dez faixas, sendo uma delas uma colaboração com o cantor J Balvin, voz de hits como “Mi Gente” e “Downtown”
Em abril, ao anunciar o lançamento, o vocalista Dan Reynolds compartilhou um longo texto que fala sobre a construção do álbum. Como a capa do disco denuncia, as músicas flutuam entre sentimentos solares e soturnos, ajudando a ampliar a confusão entre o nascer e o pôr-do-sol proposta pelo conceito criado pela banda de Las Vegas.
É o primeiro disco do Imagine Dragons, que ostenta hits como “Radioactive” e “Demons”, sem o baterista Daniel Platzman, que entrou em hiato da banda em março de 2023.
Rompendo um hiato de quatro anos sem novos discos ou EPs, o Green Day lançou, em 19 de janeiro, seu décimo quarto álbum de estúdio. “Savior” foi classificado pela revista britânica New Musical Express como o melhor álbum da banda norte-americana desde “American Idiot”, seu maior sucesso, lançado em 2004.
O disco já conta com cinco singles: “The American Dream Is Killing Me”, “Look Ma, No Brains!”, “Dilemma”, “One Eyed Bastard” e “Bobby Sox”.
*Com informações de Léo Lopes e Maria Santana, da CNN
Green Day faz apresentação surpresa em estação do metrô de Nova York