O 19 de Outubro poderia ser realmente um dia de festas, mas como festejar essa data, se o nosso Estado, mercê de gestões descompromissadas com o seu desenvolvimento e com o bem-estar de sua gente ordeira e trabalhadora, apresenta índices vergonhosos nas diversas áreas?
No tocante à economia, após 200 anos de história, nosso Estado continua de pires na mão esperando os repasses do Governo Federal, não para fazer investimentos que gerem emprego e renda, mas para pagar despesas em coisas que em nada impactarão o desenvolvimento do Piauí.
Os investimentos em Saúde, Educação, Segurança Pública e infraestrutura são diminutos e em boa parte oriundos de repasses da União, já que a receita própria do Estado é aplicada apenas na folha de pagamento, repleta de funcionários fantasmas e cabos eleitorais, como sempre. Sobra pouco, muito pouco para investimentos.
Nosso parque industrial e nosso comércio são muito acanhados, mercê de uma política tributária draconiana, que tem contribuído para expulsar muitas empresas de nosso Estado e impedido a vinda de novos investidores.
Daí a grande legião de desempregados que vivem do que recebem dos programas sociais do Governo Federal, dos quais milhares de famílias carentes foram afastadas no Piauí, sem uma explicação plausível.
Muitos pobres morrem como indigentes na porta dos hospitais públicos de Teresina por falta de leitos ou de um atendimento humanizado. No interior do Estado a situação é mais dramática ainda, pois a maioria esmagadora dos municípios não conta com estabelecimentos de saúde.
Tudo isso decorrente da má aplicação dos recursos públicos e da falta de compromisso dos gestores com o desenvolvimento do Estado e dos municípios.
Muitos são os escândalos de desvio de recursos públicos em nossa província, mas não se tem notícia da punição dos responsáveis pelas falcatruas e assim o Piauí segue a sua sina de estado mais atrasado e miserável da Federação.
O Dia 19 de Outubro, portanto, não deve ser um dia de comemoração, mas de protestos contra tudo e contra todos que trabalham para perpetuar as injustiças e a miséria de que são vítimas os piauienses, notadamente os setores mais carentes da população.
CORAGEM, PIAUIENSES, PRECISAMOS MUDAR A HISTÓRIA DE NOSSO ESTADO!