O macarrão ocupa um lugar especial na mesa dos brasileiros: é um símbolo de praticidade, sabor e aconchego. Quantas vezes você já ouviu que o prato do domingo, na casa da avó, era uma macarronada inesquecível?
Presente em 98,8% dos lares brasileiros, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimap), o macarrão se tornou uma base para diversas receitas que misturam tradições e o deixam “mais abrasileirado do que italianado“. Um exemplo é o macarrão de comitiva, criado nas tropas de peões do Pantanal, que combina ingredientes como carne de sol, banha de porco e cheiro verde.
E não podemos esquecer do famoso espaguete servido no nosso querido PF. Embora faça os italianos torcerem o nariz, ele é frequentemente acompanhado de feijão, arroz, carne e saladinha. Essa combinação, que se tornou um verdadeiro ícone da culinária brasileira, revela como o macarrão se adaptou e se tornou parte da nossa identidade alimentar.
Confira 10 dados e curiosidades sobre o alimento
- O Brasil é o quarto maior consumidor de massa do mundo, atrás da China, Estados Unidos e, claro, da Itália.
- O macarrão não foi inventado na Itália, existem vestígios que é originário da China. Arqueólogos já encontraram evidências desse alimento no país do Oriente com quase 4 mil anos de idade.
- O macarrão instantâneo foi inventado pelo japonês Momofuku Ando em 1958.
- O Dia Mundial do Macarrão ou da Pasta foi criado em Roma, na Itália, em 1995, durante o primeiro World Pasta Company Congressi, reunião dos maiores fabricantes mundiais.
- Em 2024, o volume de vendas de macarrão ultrapassou as 875.938 toneladas no Brasil.
- Entre os tipos mais consumidos no Brasil, o espaguete e o parafuso continuam no topo da preferência, enquanto massas frescas e integrais também têm ganhado espaço.
- 44,5% dos brasileiros consomem macarrão semanalmente, e a frequência de compra é, em média, 13 vezes por ano.
- Existem mais de 600 tipos de macarrão na Itália, cada um com sua forma e consumo específico.
- Na Ucrânia, é tradição pendurar macarrão cozido como enfeite de Natal.
- A Itália é a rainha: país é o maior consumidor de macarrão do mundo, com cada italiano consumindo, em média, cerca de 23 kg por ano.
Janaína Torres lança menu que homenageia clássicos paulistanos