O Dia Nacional da Visibilidade Trans completa 20 anos de existência nesta segunda-feira (29). A data, criada para aumentar a conscientização sobre os direitos das pessoas trans, foi lembrada por Bahia e Fluminense nas redes sociais.
Apesar do papel das instituições e entidades do futebol ser primordial na conscientização das torcidas, os dois foram os únicos clubes, entre os 20 da Série A do Campeonato Brasileiro, a fazerem menção ao Dia da Visibilidade Trans.
O Bahia lembrou que a data completa 20 anos e ressaltou que, no clube, os nomes sociais são adotados em todos os procedimentos administrativos. Falou também sobre a ação realizada em 2023, quando o Bahia levou à Fonte Nova torcedores que nunca haviam ido a um jogo de futebol no estádio por receio de preconceito e discriminação.
“Pessoas trans existem, têm planos de vida, amam, andam pelas ruas, possuem famílias, merecem cuidados, desejam e precisam atuar no mercado de trabalho”, escreveu o clube em nota.
🏳️⚧️ Hoje, Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Esquadrão reafirma a sua luta por um mundo mais justo, humano e igualitário. A data, que está completando 20 anos, nos faz lembrar a adoção do nome social em todos os procedimentos administrativos do Bahia.
Em 2023 levamos à Fonte… pic.twitter.com/NWNfxehTXB
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) January 29, 2024
O Fluminense publicou uma arte com a frase “Time de todos por dignidade, respeito e direito de existir!”, em publicação no X, antigo Twitter.
#TimeDeTodos por dignidade, respeito e direito de existir! 🏳⚧
29 de janeiro • Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti pic.twitter.com/HwLjS0rSAK
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 29, 2024