O calendário oficial para o Licenciamento 2024 em São Paulo já está definido. A partir de 1º de julho, veículos com finais de placa 1 e 2 devem renovar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Em agosto, é a vez das placas 3 e 4. Já os veículos com finais 5 e 6 têm até setembro para a regularização. Em outubro, placas 7 e 8, novembro, placa 9 e, dezembro, placas com final 0. As informações são do Detran-SP.
Para caminhões e tratores, as datas são diferentes. Em setembro, devem regularizar os finais de placa 1 e 2. Em outubro, placas 3, 4 e 5. Em novembro, é a vez de 6, 7 e 8, e em dezembro, placas 9 e 0.
A taxa de renovação do CRLV em 2024 é de R$ 160,22 — um aumento de 3%, em relação ao ano anterior. Veículos novos e usados estão sujeitos a esse pagamento, que deve ser feito até dezembro, de acordo com o final da placa.
Quem não renovar o Licenciamento 2024 comete infração gravíssima, resultando em sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Se o veículo for apreendido, o proprietário deve arcar com as diárias do pátio do Detran-SP. Além disso, terá o licenciamento bloqueado, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
As orientações do Detran-SP
O pagamento pode ser realizado em casas lotéricas; em caixas eletrônicos de bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander; ou pela internet, usando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O pagamento on-line pode ser feito via internet banking ou aplicativos.
Para imprimir ou baixar o documento atualizado (e-CRLV), acesse a aba “Licenciamento Digital” nos portais do Detran-SP, Poupatempo e Senatran, ou nos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT), Detran-SP e Poupatempo Digital.
O Licenciamento 2024 ficará indisponível se houver pendências como débitos de IPVA, multas ou taxas de licenciamento atrasadas.