O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) pediu investigação policial sobre um vídeo que mostra um dos filhos de Gusttavo Lima, de 7 anos, dirigindo um carro com o irmão mais novo ao lado. A mãe, Andressa Suita, filmou a cena.
O presidente do órgão, delegado Waldir, repudiou o vídeo e solicitou à Polícia Civil que investigue a conduta dos pais.
No vídeo, o menino aparece no comando do carro dentro de uma propriedade privada. Enquanto isso, o irmão dele, Samuel, está no banco do passageiro.
ATENÇÃO, É CRIME! 🚨🚨🚨
Esposa do Gusttavo Lima, Andressa Suita, postou um vídeo do filho Samuel, de 7 ANOS, dirigindo um carro em frente à casa, com o irmão Gabriel, de 6 anos, no banco do passageiro.
Parabéns Gustavo Lima 👏🏻👏🏻👏🏻 pic.twitter.com/A9np5jmWsm
— Cássio Oliveira (@cassioolivveira) June 30, 2024
Durante o passeio, Samuel chega a ficar em pé no assento do carro e a colocar a cabeça para fora do teto solar. Andressa faz um comentário, de forma descontraída: “7 ou 18 anos?”.
Delegado repudia vídeo
O delegado Waldir disse que repudia o vídeo em que o filho de Gusttavo Lima aparece dirigindo um carro. Segundo ele, tais ações “podem incentivar conduta similar por parte da população, o que pode gerar grave risco de acidentes nas vias públicas e particulares”.
A Polícia Civil analisa o vídeo com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Especialistas explicam que, por se tratar de uma ação em propriedade privada, os órgãos de trânsito não têm poder de atuação. Se fosse em via pública, Andressa teria infringido ao menos três artigos do CTB.
Filho de Gusttavo Lima cometeu infração?
As infrações incluem o uso obrigatório de cadeirinhas para crianças até 10 anos, o que é considerado infração gravíssima. Isso pode render multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Também é infração gravíssima entregar a direção ao cidadão sem Carteira Nacional de Habilitação, com multa que pode triplicar e resultar na retenção da carteira.
Por fim, permitir ou entregar a direção a uma pessoa não habilitada acarreta multa e detenção de seis meses a um ano. A Delegacia de Polícia de Bela Vista de Goiás ainda analisa o caso.
Leia na íntegra a nota de repúdio do Detran-GO:
“O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, Delegado Waldir, manifesta repúdio às imagens divulgadas nas redes sociais em que os filhos do cantor Gusttavo Lima e da modelo Andressa Suita aparecem conduzindo um carro no interior de uma propriedade particular, onde os órgãos de trânsito não têm poder de atuação e fiscalização. Contudo, o Delegado Waldir repudia quaisquer ações realizadas por figuras públicas que podem incentivar conduta similar por parte da população, podendo gerar grave risco de acidentes nas vias públicas e particulares. Ele afirmou que encaminhou à Polícia Civil pedido para apurar a conduta dos pais.”