A arbitragem da Eurocopa 2024, a ser disputada na Alemanha, vai ganhar uma aliada para tomar as decisões em campo. A nova bola da competição terá o poder de detectar lances de impedimento e, até mesmo, toques no braço.
Tudo isso será possível com a Tecnologia Connected Ball, desenvolvida pela Adidas.
O microchip implementado na Fussballliebe (que significa “amor ao futebol”), nome dado à bola da competição, trabalhará em conjunto com a tecnologia de rastreamento de membros. Desta forma, será permitida a criação, em tempo real, de representações visuais em 3D do corpo dos jogadores.
Portanto, os dispositivos permitirão que o VAR crie uma imagem computadorizada, que mostrará o ponto exato de contato da bola com o corpo do atleta. Restará, ao árbitro de campo, interpretar se o toque foi ou não intencional.
A tecnologia permitirá que os árbitros vejam cada toque individual dado na bola. Portanto, as marcações de impedimento serão analisadas de forma mais precisa, pois a linha será traçada a partir do exato momento em que o passe é feito para o jogador em questão. A expectativa é que o tempo para análise também seja reduzido.
Além disso, também será possível ver o momento em que a bola foi rebatida. Combinada com as câmeras de rastreamento de membros, a tecnologia fornecerá marcações de impedimento ultra precisas.
O sistema escolhido terá um custo mais alto em relação ao semiautomático de impedimento aplicado na Champions League. Este, conta apenas com as câmeras de rastreamento de membros.
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
- Eslováquia
- Vencedor do Playoff B (Israel, Islândia, Bósnia ou Ucrânia)
Grupo F
- Vencedor do Playoff C (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão)
- República Tcheca
No total, 24 equipes vão participar da competição, mas no momento, três vagas seguem em aberto e aguardam os vencedores dos playoffs. Anfitriã e tricampeã europeia, a Alemanha está no grupo A e vai fazer o jogo de abertura contra a Escócia.
Os confrontos de repescagem serão disputados em semifinal e final, nos dias 21 e 26 de março do ano que vem.