O São Paulo pode garantir uma “bolada”, caso uma de suas crias que faz sucesso na Inglaterra seja negociada. Revelação do clube tricolor, o meio-campista Gabriel Sara, de 24 anos, lidera o Norwich City, da Inglaterra, em busca de uma vaga na próxima Premiere League e desperta interesse do mercado.
Em uma temporada fora da curva, com 14 gols e 13 assistências em 51 jogos, o time do Morumbi pode lucrar 10% em caso de mais-valia em um futuro negócio.
A condição contratual foi confirmada no balanço financeiro do São Paulo de 2023, divulgado no fim do último mês. O clube vendeu o jogador ao Norwich City, em 2022, por R$ 56,790 milhões. Em caso de uma transferência acima desse valor, o Tricolor embolsa 10% do lucro no negócio.
Gabriel Sara volta a defender o Norwich neste domingo (12), quando a equipe encara Leeds United no confronto do play off da Championship, a segunda divisão da Inglaterra.
Se vencer, terá mais um duelo eliminatório contra West Bromwich ou Southampton, que se enfrentam na outra perna do mata-mata. O ganhador desse segundo confronto consegue uma vaga na Premiere League.
Gabriel Sara, ao lado de jogadores como o atacante Antony, do Manchester United, o zagueiro Diego Costa e o lateral Welington, ainda no São Paulo, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019.
Ele, no entanto, sofreu uma lesão muscular após a primeira partida do torneio. Na estreia, deixara boa impressão ao marcar três gols e dar uma assistência contra o Holanda, do Amazonas.
Depois, Gabriel Sara subiu para o profissional. Em 2020, firmou-se no elenco principal, mas nunca se livrou das críticas até ser negociado para Norwich. No total pelo Tricolor, fez 112 partidas e marcou 17 gols.