domingo, junho 30, 2024
InícioCuriosidadesDesigner cria bonecos inclusivos com características iguais a de crianças com condições...

Designer cria bonecos inclusivos com características iguais a de crianças com condições raras

Todos sabemos a importância que o brincar tem para o desenvolvimento infantil. É através dos brinquedos que elas estimulam a imaginação e aprendem a interagir com o mundo ao seu redor.

Os bonecos são exemplos de brinquedos que as crianças utilizam para representar experiências do seu cotidiano, como se esse tipo de brinquedo representassem eles mesmos nas brincadeiras.

Por isso é comum as crianças escolherem bonecos com características físicas que mais se assemelham as próprias características. Mas e quando isso não é possível? Foi esse questionamento que levou Amy a criar a fundação A doll like me (Um boneco como eu).

Amy percebeu a ausência de brinquedos, principalmente bonecos, inclusivos no mercado e decidiu começar a produzir bonecos que tivessem características únicas iguais as da criança receberia o brinquedo. Crianças com algum tipo de deficiência, que possuam alguma cicatriz ou até mesmo uma condição genética como o piebaldismo.

A Doll like me  é uma fundação sem fins lucrativos que oferece gratuitamente as essas crianças bonecos que as representam de forma única e especial. “Faço cada boneca sob medida para se parecer com a criança que vai recebê-la. Cada um é único! Consigo fazer isso através das pessoas que divulgam, compram roupas e doam.” diz Amy no site da fundação.

“Uma das razões para criar A Doll Like Me  foi para que as crianças pudessem se ver como humanas. Nós realmente subestimamos o quão importante isso é, especialmente quando percebemos que muitas crianças não se veem em nenhum dos lugares que importam.

Quero dizer, as crianças não deveriam olhar para o rosto de uma boneca e ser capazes de se ver? Por isso fico tão emocionado quando ouço que as bonecas acompanham os filhos nas consultas e internações. “Esta foto acaba de se tornar uma das minhas favoritas…”

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui