Um fenômeno bastante raro foi registrado no deserto de Al-Nafud, na região de Al-Jawf, na Arábia Saudita. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a região, que é tipicamente seca, coberta por uma camada de gelo.
As fotos geraram grande repercussão e muitas pessoas afirmaram que havia nevado no deserto. Seria essa mais uma consequência das mudanças climáticas? Cientistas explicaram o que de fato aconteceu.
Local foi tomado pelo granizo
De acordo com a Agência de Imprensa da Arábia Saudita, as camadas brancas foram registradas no último dia 2 de novembro. Mas, diferentemente de quem pensa que nevou no deserto, a cobertura branca foi causada por uma incrível quantidade de pedras de granizo.
Em outras palavras, o fenômeno atípico foi provocado por fortes temporais no deserto. Em algumas áreas, houve inclusive enchentes em razão da quantidade de água que caiu. Segundo o serviço meteorológico saudita, pode continuar chovendo forte na região.
Segundo cientistas, visto de longe, o acúmulo de granizo pode ser bem parecido com a neve, mas existem algumas diferenças. Normalmente, a neve é a precipitação composta por partículas em formato de flocos ou cristais de gelo, enquanto o granizo é composto por pedras de gelo e vem acompanhado de chuva com a água em estado líquido. Por isso, não se pode dizer que nevou no deserto.
Leia mais
Chuvas são raras no norte da Arábia Saudita
- A região de Al-Jawf fica no norte da Arábia Saudita, próxima à fronteira com a Jordânia.
- Nas épocas mais quentes do ano, as temperaturas podem ultrapassar a marca dos 55ºC.
- No total, o deserto de Al-Nafud tem 290 km de comprimento e 225 km de largura, cobrindo uma área de 103.600 km².
- O normal é chover apenas uma ou duas vezes por ano no local.
- Desta vez, no entanto, uma área de baixa pressão que se formou no Mar Arábico levou uma onda de ar carregada de umidade que colidiu com o calor do deserto, resultando em granizo.