domingo, outubro 6, 2024
InícioGeralDescumprir ordem de Moraes não afronta a Constituição, diz jurista

Descumprir ordem de Moraes não afronta a Constituição, diz jurista

Especialista em liberdade de expressão e direito digital, o advogado e professor André Marsiglia usou o Twitter/X para comentar a decisão de Elon Musk, dono da plataforma, de descumprir as ordens de censura de Alexandre de Moraes. O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) exigiu o bloqueio de usuários da rede social, por questões de opinião, mas Musk saiu em defesa da liberdade de expressão.

“Musk ameaça descumprir ordem judicial; isso é passar por cima da Constituição?”, perguntou Marsiglia, em postagem feita neste sábado, 6. “Não, isso é sequer ilícito”, garantiu o jurista.

Segundo ele, faz parte da rotina do advogado escolher enfrentar uma decisão sem a cumprir. “Todas as vezes que advoguei em casos de censura, a opção ‘cumprir ou não’ esteve na mesa”, explicou. 

elon musk Alexandre de Moraes

‘Pessoas clamam para lhe arrancarem seus direitos’

Em outro post, o professor comentou que metade das pessoas está com receio de que o Twitter saia do ar, e outra metade torce para que isso aconteça. 

“Como é possível não lamentar que se espere que uma plataforma, onde é exercido um direito constitucional consagrado como a liberdade de expressão, seja objeto de força bruta das autoridades?”, avaliou Marsiglia, que é doutorando em Direito pela USP-SP e se dedica a pesquisa sobre casos de censura no Brasil. Para ele, “é surreal ver pessoas que clamam para lhe arrancarem seus direitos”.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui