A enxurrada de descontos criados para impulsionar a venda de carros elétricos novos tem impactado significativamente o mercado de revenda nos Estados Unidos, segundo reportagem do The Wall Street Journal.
Em setembro, o preço médio de venda de um veículo elétrico de três anos era de cerca de US$ 28.400 (R$ 160 mil pela cotação atual). Isso representa uma queda de 25% em relação ao início de 2023 — e menos do que um veículo com motor a gasolina.
Dados do site de compras de carros Edmunds mostram que a queda nos preços de modelos elétricos tem sido acentuada, enquanto os demais modelos permanecem com valores estáveis.
No ano passado, a Tesla, maior montadora de elétricos do mundo, cortou os preços de veículos novos em até um terço, forçando outras empresas a praticar reduções próprias para manter a concorrência.
E isso respingou no mercado de usados: o preço médio de tabela de um Modelo 3 e Modelo Y — os mais populares da empresa de Elon Musk — caiu cerca de 25%, de acordo com dados do site de listagem de carros CarGurus.
O impacto também foi grande após a locadora Hertz anunciar a venda de 20 mil veículos da frota elétrica nos Estados Unidos no início do ano. A empresa vinha apostando na demanda até então crescente pela tecnologia, mas os resultados não saíram como esperado. Os clientes ainda se preocupam com a falta de pontos para carregamento e viagens limitadas pela autonomia da bateria.
Uma nova modalidade de compra de VEs
Como forma de atrair clientes, as marcas têm reduzido os valores dos modelos elétricos aplicando um crédito fiscal de US$ 7.500 (R$ 42,2 mil pela cotação atual) no contrato de locação, segundo a reportagem.
No início do ano passado, o pagamento mensal médio de um leasing (espécie de aluguel) de carro elétrico era de US$ 950 (R$ 5,3 mil); em agosto, chegou a U$ 582 (R$ 3,2 mil), de acordo com a Edmunds.
Esse valor seria aproximadamente comparável ao que alguém pagaria a cada mês em um empréstimo para um modelo usado de US$ 28 mil (R$ 15,7 mil).
O leasing responde atualmente por quase 80% da modalidade de compra de um veículo elétrico novo em concessionárias nos Estados Unidos. Até então, esse número era de 16%.