terça-feira, janeiro 7, 2025
InícioGeralDescoberta de 2024: o minúsculo vertebrado brasileiro

Descoberta de 2024: o minúsculo vertebrado brasileiro

Em artigo publicado na Edição 250 da Revista Oeste, o colunista Evaristo de Miranda lista sete descobertas que marcaram o ano passado. De acordo com ele, uma delas foi a confirmação da existência de um minúsculo vertebrado brasileiro.

Leia um trecho do texto sobre o minúsculo vertebrado brasileiro

“Com 6,95 milímetros, o ‘sapo-pulga’ (Brachycephalus dacnis) é o segundo menor vertebrado do mundo! Tão pequeno, cabe com folga sobre a unha de um humano. O biólogo Luis Felipe Toledo e seus colegas da Universidade Estadual de Campinas descobriram essa nova espécie endêmica na floresta úmida da Mata Atlântica, em Ubatuba, litoral de São Paulo. É o segundo menor vertebrado já descoberto, depois do Brachycephalus pulex (6,45 mm), também da família dos ‘sapos-pulgas’.

O Brachycephalus dacnis possui diferenças morfológicas em relação aos sapos maiores. Nele, fusão e perda óssea reduziram o número de dedos. Um sapo grande tem quatro dedos nas mãos e cinco nos pés. O B. dacnis possui um dedo funcional a menos em cada membro. Num tamanho tão diminuto, não há espaço para abrigar tantos elementos anatômicos.”

A íntegra do texto “Sete descobertas e feitos científicos de 2024” está disponível a todos os leitores.

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 250 da Revista Oeste vai além do texto de Evaristo de Miranda a respeito do minúsculo vertebrado brasileiro. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Cristyan Costa, J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Alexandre Garcia, Silvio Navarro, Rodrigo Constantino, Anderson Scardoelli, Roberto Motta, Dagomir Marquezi, Miriam Sanger, Brendan O’Neill (da Spiked), Carlo Cauti, Artur Piva, Fábio Bouéri e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui