quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioPolíticaDesaprovação do governo Lula chega a 45,7% em São Paulo

Desaprovação do governo Lula chega a 45,7% em São Paulo

A rejeição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou em São Paulo, maior cidade do país, com 11,4 milhões de habitantes. É o que indica levantamento do Paraná Pesquisas desta quarta-feira, 29.

De acordo com a pesquisa, 45,7% dos eleitores paulistanos desaprovam a atual gestão federal. Isso representa avanço de 2,1 pontos porcentuais na comparação com o material de março do mesmo instituto. Na ocasião, a desaprovação do governo Lula estava em 43,6% no município de São Paulo.

O levantamento desta quarta-feira reforça a tendência de crescimento da rejeição ao petista na capital paulista. O levantamento do Paraná Pesquisas de setembro de 2023 constatou que 37,4% dos paulistanos desaprovavam a administração do Executivo federal. Ou seja, crescimento de 8,3 pontos porcentuais no intervalo de oito meses.

A aprovação do governo Lula em São Paulo segue o caminho oposto. A saber, nos últimos cinco levantamentos do Paraná Pesquisas, tal indicador registrou os seguintes números:

  • Setembro de 2023 — 59,8%;
  • Dezembro de 2023 — 55,1%;
  • Fevereiro de 2023 — 54,9%;
  • Março de 2023 — 53,6%; e
  • Maio de 2023 — 50,5%.

Além disso, 28,7% dos entrevistados do atual levantamento classificaram como péssima a gestão de Lula. Regular foi a resposta dada por 26,3% dos eleitores paulistanos consultados pelo Paraná Pesquisas. Já 22,3% avaliaram a administração dele como boa, enquanto ótima ficou com 12,8%. Ruim teve 7,5% do total de respostas. Por fim, 2,4% não souberam ou não responderam.

Boulos, aliado de Lula, lidera rejeição

lula boulos
Durante cerimônia do Dia do Trabalhador, realizada na NeoQuímica Arena, Boulos ficou várias vezes ao lado do presidente Lula, que pediu votos ao pré-candidato do Psol à Prefeitura de São Paulo | Foto: Reprodução/YouTube/Lula

O aumento da desaprovação não foi, contudo, a única notícia negativa para Lula presente no levantamento do Paraná Pesquisas. Isso porque o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) — que conta com apoio do presidente da República — é o pré-candidato com maior índice de rejeição entre os eleitores paulistanos. Conforme o instituto, 31,5% dos entrevistados disseram que jamais votariam no esquerdista para o cargo de prefeito de São Paulo.

Leia mais

O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), lidera todos os cenários de intenção de votos formulados pelo Paraná Pesquisas. Ele deverá concorrer à reeleição com apoio formal do PL, partido que tem Jair Bolsonaro como presidente de honra.

Dados da pesquisa

instituto de pesquisa - urna eletrônica - ceará
Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro | Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

O levantamento do Paraná Pesquisas que constatou o avanço da desaprovação do governo Lula na cidade de São Paulo tem margem de erro de 2,6 pontos porcentuais. Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, com o número SP-05645/2024. Ao todo, 1,5 mil eleitores da capital paulista foram entrevistados, de 24 a 28 de maio.

E mais: “O presidente do nada”, por J. R. Guzzo

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui