O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, ordenou ao comando da Polícia Militar o afastamento imediato do agente flagrado, durante uma abordagem, jogando um homem de uma ponte. Outros três policiais envolvidos na ação também foram afastados dos seus serviços. O episódio ocorreu na noite da última segunda-feira, 2, na região da Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista.
Derrite determinou ainda que os quatro militares cumpram expediente administrativo na Corregedoria da PM até o esclarecimento de todos os procedimentos investigativos.
O secretário destacou que a ação “não encontra respaldo nenhum nos procedimentos operacionais da Polícia Militar”.
“Ações isoladas como essa não podem denegrir a imagem de uma instituição que tem quase 200 anos de bons serviços prestados para a nossa população no Estado de São Paulo”, afirmou Derrite em vídeo publicado nas redes sociais. “Não toleraremos nenhum tipo de desvio de conduta de nenhum policial no Estado.”
Veja o pronunciamento de Guilherme Derrite no Twitter/X:
Determinei o afastamento imediato dos policiais envolvidos nessa cena lamentável. A missão da Polícia Militar difere em muito desse tipo de atitude. Eles passam a cumprir expediente na Corregedoria da PM até que os fatos sejam apurados. pic.twitter.com/BkxeUXM3tR
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) December 3, 2024
Imagens da ação de PMs de São Paulo repercute nas redes sociais
As imagens, que logo se espalharam na internet, mostram o momento em que um policial militar levanta uma motocicleta caída, seguido por outros dois agentes. O primeiro policial coloca a moto perto da ponte, enquanto um quarto agente chega com o homem. Este é levado à beira da ponte e jogado no rio.
A Polícia Militar de São Paulo anunciou a instauração de um inquérito policial para investigar as responsabilidades. Ao tomar ciência das imagens, o ouvidor das Polícias de São Paulo solicitou acesso às gravações das câmeras corporais dos policiais e pediu o afastamento de todos os agentes da ação.
Assista às imagens que circulam nas redes sociais:
Investigações e medidas adotadas
Os policiais que estavam na ação fazem parte do 24º Batalhão de Diadema. Segundo a CNN, a vítima seria um motociclista que fugiu de uma abordagem em Diadema, no ABC Paulista. Outro vídeo nas redes sociais mostra um corpo boiando no rio, com camiseta semelhante à do homem jogado, mas ainda não há conformação oficial sobre sua identidade.
A Secretaria de Segurança Pública reafirmou seu compromisso com a integridade e ética no serviço público. Também destacou vai adotar medidas rigorosas para evitar a repetição de tais incidentes.