quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaDerretimento dos Alpes redefine fronteiras entre Itália e Suíça

Derretimento dos Alpes redefine fronteiras entre Itália e Suíça

As mudanças climáticas estão provocando um novo efeito. Em função do derretimento das geleiras nos Alpes, os governos da Suíça e da Itália irão redefinir a fronteira entre os dois países. Isso acontece porque os limites eram definidos até então por pedaços de gelo que não suportaram o aumento das temperaturas do planeta.

Alteração foi proposta em 2023 e agora foi confirmada pelos países

Toda a discussão envolve o monte Matterhorn, um dos mais altos da Europa, com 4.478 metros de altura. Essa montanha, que faz parte dos Alpes, atravessa tanto a região Zermatt, na Suíça, como o Vale de Aosta, na Itália.

Por isso, as duas nações usaram justamente este local como definidor das fronteiras. O problema, no entanto, é que, com o aumento das temperaturas, as cristas das geleiras usadas para demarcar os territórios estão derretendo.

Matterhorn faz parte dos Alpes (Imagem: saiko3p/Shutterstock)

Cientistas explicam que quando a geleira derrete e diminui, a linha de cume da montanha pode mudar de lugar. Dessa forma, a fronteira, que era definida por ela, também acaba se deslocando, o que causou um impasse entre suíços e italianos.

Agora, os dois governos concordaram em fazer uma nova divisão. A ideia agora é levar em conta alguns pontos turísticos da região como marcos, como Plateau Rosa, Testa Grigia e Gobba di Rollin. As informações são do The Guardian.

Leia mais

Matterhorn está derretendo (Imagem: Olga Danylenko/Shutterstock)

Derretimento das geleiras está cada vez mais intenso

  • A situação identificada no monte Matterhorn é apenas mais um exemplo dos efeitos das mudanças climáticas.
  • No ano passado, as geleiras suíças perderam 4% de seu volume.
  • Isso representa a segunda maior diminuição em um período de 12 meses, ficando atrás apenas do registrado em 2022, quando as geleiras encolheram 6%.
  • Em julho de 2023, o derretimento de uma geleira perto do Matterhorn revelou o corpo de um escalador alemão que desapareceu na região em 1986, quase 40 anos atrás.
  • Já em 2022, o colapso de uma parte da geleira Marmolada, do lado italiano, matou 11 pessoas.
  • Ela é a maior montanha das Dolomitas, uma cadeia montanhosa dos Alpes, e, segundo estudos, todo o gelo do local pode derreter até 2040. 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui