sábado, setembro 21, 2024
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Deputados têm 75% mais anúncios on-line na 1ª metade de 2024

Deputados federais aumentaram em 75% os gastos com anúncios on-line no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. O valor passou de R$ 573 mil para mais de R$ 1 milhão, segundo dados da Câmara dos Deputados. O levantamento é do portal g1.

Ao todo, cem dos 513 parlamentares investiram em “divulgação de atividade parlamentar” na rede social, no valor de R$ 1.004.924,96 em 2024. Os dados mostram que bancadas de 15 partidos contratam a Facebook Serviços Online do Brasil ltda. Este é o nome empresarial da empresa no Brasil.

Já em 2023, foram R$ 573.573,70 de janeiro a junho. Os gastos com Facebook crescem desde 2016, quando a rede social apareceu como fornecedor da Câmara.

Ao longo dos 12 meses de 2023, os deputados gastaram R$ 1.781.666,97 no Facebook, um aumento de 211% em relação a 2022. Parte do conteúdo divulgado inclui discursos no plenário e falas em comissões. Veja abaixo os valores gastos pela Câmara, desde o início do investimento.

2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 (1°semestre)
11.303,04 68.834,94 112.669,10 433.058,72 608.322,97 1.009.530,15 572.633,04 1.781.666,97 1.004.924,96
*Valores em reais

Bruno Ganem (Podemos-SP) e Marcelo Queiroz (PP-RJ) lideram os gastos com Facebook nos seis primeiros meses de 2024. Enquanto Ganem investiu R$ 407.690,70 para engajar com seus 1 milhão de seguidores, Queiroz gastou R$ 384.175,77 para se conectar com 35 mil seguidores.

Justificativas dos deputados para os altos gastos

Deputado justifica gastos em razão de forte atuação nas redes sociais | Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Ganem justificou seus gastos em razão de “forte atuação através das redes sociais”. “É esse recurso que eu gastei prestando conta das minhas ações de mandato”, afirmou o deputado.

“Eu poderia ter gasto, por exemplo, com combustível ou para pagar o meu almoço. Isso é lícito, e muitos usam pra isso, ou lugar carros e tudo mais. Eu direcionei para poder ter um mandato transparente participativo com a população.”

Ao g1, a cientista política Vera Chaia, da PUC-SP, afirma que houve uma mudança na forma de comunicação dos políticos. Agora, eles usam redes sociais para manifestações públicas. Segundo ela, essa prática empobrece o debate político, que se tornou disperso.

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Via Revista Oeste

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