A Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (13), os presidentes de mais quatro comissões permanentes. Ao todo, são 30 colegiados temáticos, dos quais 19 já haviam escolhido a presidência e demais cargos na semana passada.
A divisão dos comandos das comissões é feita anualmente. A preferência na escolha é dos partidos maiores e envolve acordos políticos.
Depois de semanas de negociação, líderes partidários definiram a distribuição das siglas para este ano. Alguns partidos ainda precisam oficializar indicações de seus representantes em algumas comissões.
Pela nova configuração, a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) será presidida pelo deputado José Rocha (União Brasil-BA).
A presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) será a deputada Nely Aquino (Podemos-MG). E a Comissão de Minas e Energia (CME) terá no comando o deputado Junior Ferrari (PSD-PA).
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) também escolheu os integrantes da mesa diretora. A presidência ficou com o deputado Joseildo Ramos (PT-BA).
Ainda nesta quarta-feira vão ser escolhidos os presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), da Comissão de Turismo (CTUR) e da Comissão de Comunicação (CCOM).
Compartilhe: