domingo, abril 27, 2025
InícioDestaqueDeputados discutem tarifas e liberdade de expressão nos EUA

Deputados discutem tarifas e liberdade de expressão nos EUA

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Credn) da Câmara, anunciou que um grupo de parlamentares vai realizar uma missão oficial nos Estados Unidos. O objetivo é tratar de temas como política tarifária e liberdade de expressão. O portal Poder360 divulgou as informações neste sábado, 26.

Filipe explica que a viagem ainda não tem data confirmada, mas deve ocorrer entre o final de maio e o início de junho. O deputado afirma que o grupo pretende dialogar com autoridades do Departamento de Estado norte-americano para apresentar a posição do colegiado sobre questões bilaterais.

De acordo com o parlamentar, a comitiva também deve levar uma mensagem formal pedindo desculpas, em nome do povo brasileiro, pelas ofensas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra Donald Trump e o empresário Elon Musk.

Além disso, a agenda da missão prevê uma visita à Organização dos Estados Americanos. Os deputados planejam se reunir com Pedro Vaca, responsável pela elaboração de um relatório sobre a situação da liberdade de expressão no Brasil, com previsão de publicação no segundo semestre.

O grupo também deve se encontrar com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente está licenciado do mandato e reside nos EUA. Segundo Filipe, Eduardo tem desempenhado um papel estratégico na organização da missão, facilitando o contato com autoridades norte-americanas.

Deputados devem se encontrar com Eduardo Bolsonaro nos EUA

Em entrevista ao Poder360, Filipe reconhece a influência de Eduardo Bolsonaro na preparação da viagem e no trabalho da comissão.  

“Ele tem buscado o contato com algumas dessas autoridades norte-americanas, porque, muitas vezes, por estarmos no Brasil, o acesso a elas é mais restrito”, disse Filipe. “O fato de ele estar lá nos ajuda muito.”

O apoio de Eduardo não se limita à missão diplomática. Na posse de Filipe como presidente da Credn, em março, o deputado reforçou que o colegiado daria “respaldo” ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Uma das primeiras ações da comissão sob a liderança de Filipe Barros foi a aprovação de uma moção de apoio a Eduardo. O documento pode fortalecer eventuais pedidos de asilo político do parlamentar nos Estados Unidos, caso ele opte por seguir esse caminho.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui