Deputados republicanos do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos criticaram, nesta quinta-feira, 16, com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) de impediu o ex-presidente Jair Bolsonaro de comparecer à posse de Donald Trump, marcada para próxima segunda-feira, 20.
Os congressistas, que são maioria na comissão, afirmaram nas redes sociais que Bolsonaro é um aliado dos Estados Unidos e um patriota.
“Jair Bolsonaro é um amigo da América e um patriota”, declararam os parlamentares em postagem no Twitter/X. “Ele deveria receber autorização a participar da inauguração do presidente Trump.”
Veja a publicação do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos:
/
Jair Bolsonaro is a friend of America and a patriot. He should be allowed to attend President Trump’s inaugural. https://t.co/Jj9wyBLM6X
— House Foreign Affairs Committee Majority (@HouseForeignGOP) January 16, 2025
Eduardo Bolsonaro defende o pai e compara o Brasil à Venezuela
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, reagiu à publicação e criticou a decisão de Moraes. Ele destacou que seu pai retornou ao Brasil durante as investigações sobre os eventos do dia 8.
Veja a postagem do parlamentar:
🇺🇸 @jairbolsonaro voluntarily returned from the USA in March/2023, when the JAN8 investigation in Brazil was already underway.
🇦🇷Later, in December, he went to Argentina, also for an inauguration, of the great President @JMilei .
There is absolutely no risk of running away that…
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 16, 2025
Eduardo comparou a ação de Moraes à situação Venezuela, que vive sob a ditadura de Nicolás Maduro. Ele afirmou que “impedir Jair Bolsonaro de encontrar com Trump por meio de um juiz que é notoriamente um inimigo pessoal do ex-presidente coloca a credibilidade das autoridades brasileiras ao mesmo nível que as autoridades venezuelanas”.
As críticas dos republicanos e a resposta de Eduardo geraram discussões nas redes sociais. A informação também foi amplamente divulgada por diversos veículos de imprensa internacionais.