O deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil-SP) conseguiu salvar 12 cavalos em situação de fome e afogamento em municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS). Até a manhã desta segunda-feira, 13, mais de 250 animais foram resgatados em parceria com voluntários do Eu Luto Pelos Animais (Elpa) e Grupo de Respostas a Animais em Desastres (Grad).
Os cavalos resgatados estavam havia uma semana com a água até a altura do pescoço e sem se alimentar. Os animais estavam ilhados em uma região do município de Eldorado do Sul (RS). Ao todo, foram mais de quatro horas para realizar os resgates.
“Foi desesperador ver tantos cavalos com água até o pescoço, como se pediam socorro”, relatou Rafael Saraiva. “Eles estavam debilitados e deram muito trabalho, exigindo força máxima de cada um da equipe. Graças a Deus atingimos o êxito, e eles foram resgatados com vidas. Toda vida importa e não vamos deixar nenhuma para trás.”
O deputado estadual está percorrendo as cidades do RS atingidas pelas enchentes. Até o início da tarde desta segunda-feira, 13, já eram 447 dos 497 municípios do Estado atingidos.
Resgate de cavalos no RS mostra “cenário de guerra”
Rafael Saraiva detalhou a situação das regiões como uma “cena de guerra”. Afirmou que ele e todos os voluntários empenhados nas operações no Rio Grande do Sul enfrentam “uma corrida contra o tempo.”
“É muito triste, muito. Tem animais acuados por todos os lados, nós não paramos um minuto de trabalhar, driblando água gelada, frio e a chuva que voltou a dar as caras. É uma verdadeira cena de guerra. Infelizmente, chegamos a alguns lugares em que os animais já estavam mortos”, lamentou.