O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) acionou a Procuradoria-Geral da República pedindo a investigação do ex-assessor Robson França, que trabalhava com o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, na época em que Geller era deputado federal.
No documento, Sanderson alegou suposto conflito de interesse envolvendo a participação de empresas vinculadas a França na intermediação da compra de arroz no leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Mais cedo, depois de anunciar a suspensão do leilão — em virtude da desconfiança sobre a capacidade de as empresas vencedoras entregarem o produto –, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Geller colocou o cargo a disposição e foi demitido.
Há suspeitas da relação de França com sócios das empresas que intermediaram o certame. Sanderson mencionou que recebeu em seu gabinete uma denúncia sobre uma possível fraude no leilão da Conab. O caso também foi revelado pelo portal Agrolink. Além disso, o ex-assessor teria sido sócio do filho de Geller.
“Lotes do leilão de arroz teriam sido intermediados pela Bolsa Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e pela Foco Corretora, ambas de propriedade do Sr. ROBSON FRANÇA, ex-assessor parlamentar de Neri Geller”, argumentou Sanderson.
“Tais fatos, em conjunto, indicam a possível existência de conflito de interesses envolvendo a participação de empresas vinculadas a França na intermediação de compra de arroz em leilão realizado pela Conab”, continuou o deputado.
A Folha de São Paulo, o ex-assessor disse que o fato de ter trabalhado com Geller não pode ser usado como indício de irregularidade no processo. “Eu saí da assessoria, fui tocar a minha vida, mexer com outros projetos, outras frentes”, disse. “Tenho que parar a minha vida porque trabalhei no ano de 2020 com um parlamentar?.”
Além disso, explicou ter uma “relação política e profissional” com Geller e seu filho. “Não somos amigos”, continuou. Oeste tenta localizar a defesa de Robson França. O espaço segue aberto.