O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) convocou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para esclarecer uma publicação nas redes sociais. Ela se envolveu em uma polêmica sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. A convocação ocorreu nesta sexta-feira, 28, mas a audiência está marcada para a próxima quarta-feira, 3, na Câmara dos Deputados.
Hélio Lopes solicitou a presença de Anielle Franco para explicar uma publicação em que a ministra relaciona o desastre no Estado à regularização do título de eleitor. A ministra postou a mensagem no Instagram, o que gerou controvérsia e levou à convocação.
“Diante da tragédia no Rio Grande do Sul, nosso governo investiu mais de R$ 1,5 bilhão para saúde, adiantamento de benefícios sociais, auxílio aos desabrigados, garantia de alimentos e energia”, disse Anielle, em publicação no Instagram.
Em seguida, a ministra comentou o fim do prazo para regularizar ou tirar o título de eleitor. E finalizou: “Votar em quem atua em prol da vida das pessoas e do povo brasileiro é o que faz a realidade mudar”.
Anielle Franco prioriza ciganos e quilombolas
Além disso, o deputado questiona a escolha de Anielle Franco em priorizar ciganos, quilombolas e comunidades de terreiros na distribuição de alimentos e outros auxílios durante as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
A reunião está agendada para ocorrer às 10h, na Câmara dos Deputados, onde a ministra deverá prestar os esclarecimentos.