Depois de três dias com tempo nublado e chuviscos, a região metropolitana de São Paulo vai voltar a sentir calor nesta quinta-feira, 19. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia começa com muitas nuvens, mas a nebulosidade se dissipa ainda pela manhã.
Com isso, o sol predomina e favorece a elevação das temperaturas, resultando em uma tarde ensolarada e sem previsão de chuva. A temperatura mínima deve ser de 14°C durante a madrugada, enquanto a máxima deve alcançar 26°C.
Na sexta-feira 20, o sol brilhará intensamente desde as primeiras horas da manhã, fazendo os termômetros chegarem a 32°C no meio da tarde. Pela manhã, a temperatura mínima prevista é de 15°C.
Em relação à umidade relativa do ar, nesta quinta-feira as taxas ainda permanecerão elevadas, acima de 50%. Na sexta-feira, entretanto, o CGE alerta para uma acentuada redução dos índices, com percentuais mínimos oscilando próximos a 30% nas horas de maior calor.
Calor mantém interior de São Paulo em alerta
No interior do Estado, o cenário atmosférico nesta quinta-feira ainda será de muito calor e tempo seco, mantendo o alerta da Defesa Civil para riscos de novos focos de incêndio, como os que vêm atingindo o Estado há mais de um mês seguido.
Na região de Ribeirão Preto e Barretos, por exemplo, a temperatura máxima deve chegar aos 36°C ou 37°C e a umidade do ar mínima estará em torno de 19%, motivo de preocupação para os brigadistas.