O Estado de Santa Catarina foi atingido por chuvas intensas, no sábado 18. Os acumulados de água causaram enchentes em Rio do Sul, localizado no Vale do Itajaí.
A Defesa Civil do município informou que o rio Itajaí-Açu atingiu 8,92 metros às 6h deste domingo, 19, e aconselhou os moradores das áreas ribeirinhas a deixarem suas casas.
No mesmo dia, a Defesa Civil ajustou três vezes os níveis de alerta e inundação do rio, estabelecendo às 21h que 9,5 metros seria o nível de inundação e 10,5 metros o de alerta para evacuação.
🚨 TEMPORAL EM SANTA CATARINA | A previsão é de enchente na cidade do Rio do Sul/SC. Em alguns pontos mais baixos da cidade já apresentam alagamentos. pic.twitter.com/iTMWBGL8Su
— @TuitaWill 🐺 (@TuitaWill) May 18, 2024
Entre a meia-noite e as 6h de domingo, o Corpo de Bombeiros fez quatro resgates devido aos alagamentos, incluindo um casal com oito crianças isolado pela rápida elevação das águas e uma pessoa que caiu no rio às 5h50.
Para acolher os desalojados, foram disponibilizados dois abrigos: um na igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Taboão, e outro na Comunidade São Sebastião, no bairro Bela Aliança.
Chuvas devem permanecer em Santa Catarina
Em Rio do Sul, choveu mais de 120 milímetros apenas no sábado, quase atingindo a média mensal histórica de cerca de 130 milímetros.
O prefeito José Thomé (PSDB) alertou para a continuação das chuvas no domingo e aconselhou a população a estar atenta aos alertas da Defesa Civil. Ele também ressaltou a possibilidade de evacuação, caso esta seja necessária.
A chuva persistente no Sul do país provocou a tragédia no Rio Grande do Sul e está afetando os Estados vizinhos. No Vale do Itajaí, todas as cidades, incluindo Rio do Sul, registraram precipitações acima da média no sábado.
Vidal Ramos teve 135 mm, Lontras 123 mm e Botuverá 105 mm. Em Florianópolis, a chuva superou os 100 milímetros, provocando alagamentos em vários bairros e resultando na interdição de alguns trechos pela Guarda Municipal.