Depois de sete dias de tempo seco, São Paulo voltou a registrar chuvas na manhã desta sexta-feira, 27. A precipitação ocorreu nas regiões central, sul e leste, com expectativa de alcançar toda a região metropolitana, segundo a Defesa Civil.
As chuvas prometem aliviar o calor intenso dos últimos dias, que registraram recordes de temperatura. Os valores superaram os 35°C.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a última chuva significativa ocorreu em 20 de setembro, com 3,4 mm de precipitação.
“Os dados do CGE mostram ainda que setembro registrou até o momento 14,6 mm de chuva, o que corresponde a 21,3% dos 68,5 mm esperados para o mês”, explicou o órgão. “A chuva está bem abaixo da média neste setembro.”
Impacto na qualidade do ar de São Paulo
A manhã começou com aumento da nebulosidade e temperaturas ao redor de 19,7°C. A chegada de uma frente fria ao litoral paulista foi responsável pelas primeiras instabilidades, que podem se intensificar durante a tarde. As rajadas de vento podem chegar a até 50 km/h, segundo o CGE.
“Essa condição meteorológica traz alívio temporário ao forte calor observado nos últimos dias, bem como melhoria na qualidade do ar, em função da grande concentração de poluentes por conta da falta de chuva”, divulgou o CGE. “Hoje, a temperatura máxima deve chegar aos 28°C e os menores índices de umidade do ar por volta dos 45%. Vale ressaltar que a temperatura mínima desta sexta vai ocorrer no período da noite, com previsão de 16°C.”
Previsão para o fim de semana
Para este sábado, 28, a previsão é de tempo nublado entre a madrugada e a manhã. O sol deve aparecer brevemente durante a tarde, a temperatura deve ficar em torno de 22°C e a umidade, em 65%.
No domingo 29, o sol deve aparecer entre nuvens, com a temperatura máxima prevista de 26°C e umidade em variação entre 55% e 95%. O dia deve terminar com céu nublado e sem previsão de chuva.