quinta-feira, fevereiro 6, 2025
InícioEconomiaDepois de 16 anos, assinantes levam Spotify ao primeiro lucro

Depois de 16 anos, assinantes levam Spotify ao primeiro lucro

A plataforma de streaming Spotify registrou seu primeiro lucro operacional anual desde seu lançamento, há mais de 16 anos. O resultado tem relação principalmente com o aumento no número de pessoas que pagam pela assinatura do serviço e com a redução de custos. As ações da empresa com sede em Estocolmo, na Suécia, fecharam em alta de 13,24% em Nova York. O índice sofreu influência sobretudo de previsões que indicam uma maior receita operacional para o primeiro trimestre.

Esse indicador ficou ligeiramente abaixo da previsão da empresa no quarto trimestre, em 477 milhões de euros. Isso deixou o lucro anual em 1,4 bilhão de euros, o primeiro desde que o Spotify foi lançado em 2008. A receita anual saltou 16%, para 4,2 bilhões de euros, à medida que o número de assinantes pagantes subiu em 11%, para 263 milhões.

Spotify: desafio é atrair mais clientes

O crescimento recorde de clientes premium ajudou a aumentar a receita por usuário em 5%, para 4,85 euros em relação ao ano anterior, já que o Spotify também se beneficiou do aumento dos preços. Os usuários ativos mensais saltaram para 675 milhões no quarto trimestre, superando a previsão de 664,9 milhões. A empresa também viu crescer o número de usuários em 35 milhões no trimestre.

O primeiro lucro anual do Spotify traduz os esforços para reduzir custos e melhorar a rentabilidade, incluindo demissões e aumentos de preços. A companhia também tem se diversificado em direção a podcasts, vídeos e audiolivros, ajudando a atrair novos clientes e a reduzir a dependência da transmissão de música.

A empresa espera que o lucro operacional no primeiro trimestre de 2025 avance para 548 milhões de euros e que o número de usuários médios mensais atinja 678 milhões, impulsionado por um ganho de 2 milhões de assinantes premium.

“Continuaremos a fazer apostas que terão impacto a longo prazo, aumentando nossa velocidade enquanto mantemos os níveis de eficiência que alcançamos no ano passado”, disse o CEO Daniel Ek. “Estou muito animado com 2025 e me sinto muito bem sobre onde estamos, tanto como produto quanto como negócio”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui