O ator norte-americano Denzel Washington, 69, ficou desconcertado ao conhecer o rei Charles 3º durante a estreia mundial do filme “Gladiador 2”, em Londres, na quarta-feira (13). O astro confessou que não tinha certeza se deveria apertar a mão do monarca ou não.
O encontro, realizado na Leicester Square, local tradicional para premières que ocorrem na capital inglesa, foi registrado em vídeo. Ao se aproximar do rei, Denzel brincou: “Eu não sabia se deveria pegar em você ou não, mas é um prazer”.
O momento descontraído foi seguido por uma conversa sobre o papel do veterano de Hollywood no longa: “Eu sou… terrível… Sou um homem adorável, você vai ver. Sou um sujeito encantador e estou fazendo o meu melhor”, brincou Denzel em conversa com o chefe de Estado britânico.
O rei Charles respondeu com um elogio à carreira do ator: “Você esteve em tantos filmes, é fantástico.”
O protocolo em relação a tocar membros da realeza britânica é cercado de tradições e etiqueta. Não é uma regra que deve ser seguida à risca, mas a recomendação é esperar que o integrante da família real tome a iniciativa, seja para apertar a mão ou estabelecer qualquer outro contato físico.
Além de Denzel, outros artistas como Paul Mescal, Pedro Pascal e o diretor Ridley Scott também foram prestigiados pelo monarca. Charles chegou ao local em sua limusine Bentley oficial e posou para os fotógrafos no tapete vermelho, vestindo um smoking preto com gravata borboleta.
A rainha Camilla, no entanto, não compareceu à estreia após ser diagnosticada recentemente com uma infecção pulmonar. Apesar da ausência na estreia, a consorte esteve presente em um evento prévio realizado no Palácio de Buckingham, onde teve a oportunidade de conversar com diversas estrelas de Hollywood.
Na ocasião, ela se desculpou com o cineasta Ridley Scott: “Sinto muito por não ir hoje à noite. Ficaria tossindo o tempo inteiro.”