O delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza foi nomeado, nesta terça-feira, 25, para assumir o cargo de secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Essa é a primeira vez, em um século de história, que a instituição será liderada por um brasileiro.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ressaltou a importância da escolha de um brasileiro para o cargo.
“A eleição do delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza para o cargo de secretário-geral da Interpol demonstra que a comunidade internacional reconhece a competência da polícia brasileira no enfrentamento à criminalidade organizada”, destacou Lewandowski.
A eleição ocorreu no comitê executivo da Interpol, em Lyon, na França, e será ratificada pela Assembleia Geral da organização em novembro. A campanha para eleger Urquiza contou com a colaboração da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Leia também:
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a atuação brasileira em iniciativas internacionais eleva as instituições nacionais a um patamar superior de reconhecimento.
“A indicação representa o reconhecimento, pela comunidade internacional, não apenas da excelência do trabalho da Polícia Federal, como também do papel de liderança da nossa instituição no campo da cooperação policial internacional”, disse Rodrigues. “Com o crescimento da criminalidade transnacional, um problema que afeta todos os países do mundo, é fundamental a atuação conjunta e a troca de informações com outras polícias no mundo.”
Urquiza agradece pela indicação à Interpol
O delegado Valdecy Urquiza agradeceu pela escolha de seu nome e salientou o compromisso de modernizar a atuação contra o crime.
“Estou profundamente grato pela confiança depositada em mim pelos representantes da comunidade policial global ao ser indicado como o próximo secretário-geral”, disse Urquiza. “A indicação será submetida à ratificação da Assembleia Geral em novembro, mas aproveito a oportunidade para reafirmar meu compromisso por uma organização mais inclusiva e ágil, mantendo-se na vanguarda dos esforços globais de segurança.”
Leia mais:
Atualmente, Valdecy Urquiza é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e possui experiência na promoção da cooperação policial internacional. Desde 2021, ele ocupa o cargo de vice-presidente para as Américas do comitê executivo da Interpol e atuou como diretor-adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização entre 2018 e 2021.