domingo, setembro 15, 2024
InícioPolíticaDelegado da Polícia Federal é nomeado novo corregedor da Abin

Delegado da Polícia Federal é nomeado novo corregedor da Abin

O Ministério da Justiça nomeou o delegado da Polícia Federal José Fernando Moraes Chuy como novo corregedor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). É função do corregedor prevenir e apurar irregularidades no âmbito administrativo.

Chuy já atuou como auxiliar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O Diário Oficial da União publicou a nomeação nesta segunda-feira, 2. Conforme o jornal O Globo, a informação não foi bem recebida pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin. 

Sede da Agência Brasileira de Informação, em Brasília
Sede da Agência Brasileira de Inteligência, em Brasília: nomeação de corregedor desagradou classe de profissionais de inteligência | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Servidores da Abin reprovam indicação de delegado

A entidade classificou a indicação de um corregedor-geral “oriundo de fora dos quadros da agência” como “preocupante, injustificada e um desprestígio dos servidores orgânicos da Abin”.

Entre outras responsabilidades, Chuy terá de conduzir eventuais procedimentos do caso da “Abin paralela”, estrutura que teria funcionado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para, supostamente, proteger seus filhos, espionar autoridades e questionar o sistema eleitoral.

Em sua carreira como funcionário público, Chuy registra diversas ligações com Moraes. Em maio do ano passado, o ministro o escalou, por exemplo, para a chefia da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste cargo, Chuy permaneceu no cargo até junho deste ano, quando a ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência do TSE e alterou a estrutura.

Segundo revelou o jornal Folha de S.Paulo, a estrutura no TSE foi usada como um braço investigativo do gabinete do ministro Moraes no Inquérito das Fake News.

Chuy (à dir.), durante lançamento do seu livro que teve apresentação escrita por Alexnadre de Moraes | Foto: Divulgação/Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal
Chuy (à dir.), durante lançamento do seu livro que teve apresentação escrita por Alexandre de Moraes | Foto: Divulgação/Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal

Delegado escreveu livro com apresentação de Moraes

Chuy e Moraes também trabalharam juntos quando o delegado foi secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, estrutura subordinada ao titular do Ministério da Justiça, que na época tinha Moraes como titular.

Outro vínculo conhecido relaciona-se ao fato de que o ministro do STF redigiu a apresentação do livro Operação Hashtag: A primeira condenação de terroristas islâmicos na América Latina. Chuy escreveu a obra e a publicou em 2018.

E mais: “A velha imprensa descobre Xande”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 232 da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui