domingo, julho 7, 2024
InícioViagem & GastronomiaDegustação às cegas: os melhores panetones de 2023 à venda em SP

Degustação às cegas: os melhores panetones de 2023 à venda em SP

O espírito natalino já está entre nós, o que significa que os panetones chegaram em peso às gôndolas das lojas e supermercados. Para entrar no clima, Daniela Filomeno reuniu um time de chefs, influencers e foodies convictos para degustar às cegas 44 panetones na redação da CNN Brasil.

Os panetones foram separados em duas categorias: 25 tradicionais com frutas cristalizadas e 19 com recheio cremoso com chocolate.

Para enfrentar a missão saborosa foram convidados Bianca Mirabili, chef pâtissière do premiado Evvai; as jornalistas Beatriz Marques e Karla Chaves; o roteirista Ricky Hiraoka; e as influenciadoras e foodies de carteirinha Lilian Sa, Mariana Mallemont, Miriam Abado e Ana Carolina Varandas, além de todo o time da CNN Viagem&Gastronomia.

Cada convidado experimentou todos os panetones e atribui nota de 0 a 5 com os seguintes critérios em mente: paladar (sabor), textura, aroma e equilíbrio.

Os panetones ganhadores

Na categoria tradicional, o vencedor foi o Casa Santa Luzia, com seu Panettone Artigianale all’arancia e prossecco que destaca-se pelo alto teor de fruta, são 37% de laranja confitada artesanalmente, decorado com amêndoas e fatias generosas de laranja confitada.

Em segundo lugar, os convidados elegeram o panetone tradicional da Confeitaria Dama que tem massa de fermentação natural e delicados pedaços de cascas de laranja, limão, cidra e cereja cristalizados. Por fim, a terceira colocação foi a Filone com o panetone que é criação de Nilson Diniz, feita com pedaços de laranja e de limão siciliano, confitados artesanalmente pela própria casa.

Já na categoria dos panetones recheados com chocolate, o ganhador foi o da Lindt com recheio trufado de chocolate ao leite. Em seguida veio a Lu Chocolates com seu chocottone recheado com brigadeiro belga cremoso, coberto com chocolate.

Em terceiro lugar ficou a Cora Pâtisserie com chocottone com massa de fermentação natural aromatizada com raspas de laranja e cumaru, gotas de três chocolates (branco, ao leite e amargo) e creme de Speculoos (aquela bolachinha europeia Biscoff Lotus com bastante canela e açúcar mascavo). Na cobertura, chocolate ao leite 40% cacau feito com um blend de dois chocolates Callebaut.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui