quinta-feira, setembro 26, 2024
InícioPolíticaDefesa de Nikolas Ferreira chama Alckmin para testemunha de defesa em ação...

Defesa de Nikolas Ferreira chama Alckmin para testemunha de defesa em ação de Lula no STF; entenda

Os advogados do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) incluíram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), como testemunha de defesa em ação na Justiça contra o parlamentar.

Nikolas Ferreira recebeu uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por injúria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante um discurso em 2023, o parlamentar mineiro chamou Lula de “ladrão”. 

Seus advogados apresentaram o nome do ex-tucano Geraldo Alckmin ao protocolarem a defesa formal do parlamentar nesta terça-feira, 24. Na peça jurídica, os advogados afirmam que as declarações do cliente, com críticas a Lula, estão sob imunidade parlamentar.

Em uma fala na Cúpula Transatlântica, em evento da ONU em novembro do ano passado, nos Estados Unidos, Nikolas se referiu a Lula como “um ladrão que deveria estar na prisão”.

A estratégia de defesa é usar Alckmin como exemplo por suas declarações em dezembro de 2017. Na ocasião, o atual vice-presidente disputava as eleições presidenciais contra Lula. Em campanha, Alckmin ligou o petista a vários crimes por corrupção. 

“Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção sem compromisso com as questões de natureza ética e sem limites”, disse Alckmin, ao assumir, na época, a presidência do PSDB.

Os advogados de Nikolas argumentam que, no campo político, é comum os ânimos exaltados e os excessos linguísticos. A defesa diz que o atual vice-presidente, “em tempos não tão remotos”, chegou a estabelecer relações entre o atual presidente “com o mundo do crime, em diversos momentos”.

Além de Geraldo Alckmin, os advogados de Nikolas Ferreira arrolaram outras testemunhas de defesa. Entre elas estão o ex-presidente Michel Temer (MDB), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas) e o deputado federal Luís Tibé (Avante-MG).

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui