A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (SEMDEF) foi uma das instituições contempladas durante a primeira edição da Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, promovida pela Receita Federal do Brasil. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no Auditório do Edifício do Ministério da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, centro da capital.
A iniciativa integra o Programa Receita Cidadã, que tem como objetivo promover a destinação sustentável e socialmente responsável de mercadorias apreendidas pelo órgão. Nesta edição, foram beneficiadas quatro instituições de ensino, nove órgãos públicos, uma entidade filantrópica e um conselho regional. Entre os itens doados estão smartphones, equipamentos de informática, vestuário, oxímetros e dispositivos de TV box.

Foto: SEMDEF
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel José Nunes Filho, destacou a relevância da ação para o fortalecimento das atividades da pasta. Segundo ele, os smartphones recebidos serão utilizados para melhorar a comunicação das equipes, especialmente durante ocorrências de risco, monitoramento de áreas vulneráveis e ações emergenciais e também para o atendimento à população.
“Essa iniciativa da Receita Federal representa um grande reforço para o trabalho da Defesa Civil em Teresina. Com os equipamentos recebidos, poderemos aprimorar nossa capacidade operacional e intensificar nossas ações de prevenção e resposta a desastres, garantindo mais segurança para a população. Agradecemos à Receita Federal por essa parceria tão significativa”, afirmou o secretário.
Além da Defesa Civil, outros três órgãos municipais também foram beneficiados: Secretaria de Governo (SEMGOV), Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP) e Fundação Municipal de Saúde (FMS).