A Defesa Civil de São Paulo notificou as concessionárias de energia do Estado sobre o risco de chuva para este fim de semana. O órgão convocou uma reunião com as empresas para esta quinta-feira, 17, para elaborar medidas preventivas para possíveis cenários de emergência.
A reunião estava marcada para ocorrer às 10h no Palácio dos Bandeirantes.
O coronel Henguer Ricardo Pereira, secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, solicitou às companhias que elaborassem um plano de contingência. O militar também exigiu que as concessionárias aumentassem as equipes de atendimento ao público em possíveis casos de apagão.
“Solicitamos ainda que, durante a vigência do aviso de risco, seja estabelecido um canal de comunicação direto entre a concessionária e o gabinete de crise da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a fim de fornecer informações detalhadas sobre as pessoas afetadas pela interrupção de energia elétrica”, afirmou, em ofício, o coordenador.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alertas para pancadas de chuva que podem ocorrer a partir desta sexta-feira, 18, até o domingo 20.
Além da chuva: frente fria também chega a São Paulo
Segundo os alertas da Defesa Civil, uma frente fria pode atingir São Paulo neste fim de semana. O comunicado ressalta a possibilidade de precipitações significativas, raios e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h. O aviso também menciona queda de granizo em pontos isolados do Estado.
O acumulado de chuva no fim de semana pode chegar à marca de 200 milímetros em algumas regiões.
Na última quarta-feira, 16, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou uma medida cautelar à Enel que solicita a entrega de informações da empresa à Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsesp). A empresa de distribuição de energia atende 24 municípios.
O governo do Estado e outras 16 prefeituras da região metropolitana pediram a medida durante uma reunião, na terça-feira 15, no Palácio dos Bandeirantes.